Louvor n.º 333-A/2020

Data de publicação01 Setembro 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoAdministração Interna - Gabinete do Ministro

Louvor n.º 333-A/2020

Sumário: Louvor e condecoração do Coronel da Guardia Civil do Reino de Espanha, D. António Anacleto Calzado Santiago, com a medalha de serviços distintos de segurança pública, grau ouro.

Louvo, por proposta do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, o Coronel da Guardia Civil do Reino de Espanha, D. António Anacleto Calzado Santiago, pela elevada competência profissional, provado esforço, energia e grande dedicação ao serviço da segurança pública com que, nos últimos quatro anos, desempenhou as funções de conselheiro do interior junto da Embaixada de Espanha em Portugal e, ainda, de oficial de ligação no Comando-Geral da Guarda Nacional Republicana.

O contributo deste distinto oficial revestiu-se de inestimável valor na aproximação de Portugal ao seu pais irmão, o Reino de Espanha, assim na facilitação da cooperação entre as suas Forças e Serviços de Segurança, em especial entre a instituição a que pertence, a Guardia Civil, e a Guarda Nacional Republicana, forças congéneres que vêm trabalhando cada vez mais em uníssono, em prol da segurança e do bem-estar dos cidadãos, não só no espaço ibérico, mas, também, num contexto globalizado.

Num mundo assolado por ameaças cada vez mais difusas, torna-se fundamental criar condições para o desenvolvimento de estratégias integradas e eficazes, assim como para a implementação de instrumentos comuns de combate à criminalidade transnacional e ao terrorismo, com base numa permanente partilha de informação, de experiências e de boas práticas. Neste quadro, Portugal e o Reino de Espanha têm sido um exemplo de cooperação, em benefício dos concidadãos europeus e da edificação da segurança global, através do desenvolvimento proativo de estratégias e procedimentos de atuação comuns, sustentadores de uma efetiva colaboração, a qual é materializada, designadamente, nas funções do Conselheiro do Interior em Portugal.

Neste papel, o Coronel D. António Calzado não se poupou a esforços, dedicando-se à causa pública, demonstrando uma apurada visão estratégica sobre os problemas de segurança e uma capacidade singular de interpretar as novas ameaças e desafios potenciados pelo fenómeno da globalização, fomentando a cooperação policial internacional, tão relevante neste domínio.

Oficial de irrepreensível trato social, pautou sempre as suas relações pela cortesia, bravura e disponibilidade para o serviço, denotando ser possuidor de sólidos conhecimentos nos planos teórico, técnico e prático, sobre as mais...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT