Louvor n.º 316/2017

Data de publicação15 Setembro 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoAdministração Interna - Gabinete da Ministra

Louvor n.º 316/2017

Dando expressão pública ao reconhecimento que lhe é inteiramente devido, louvo o Major-General (2130002) José Nunes da Fonseca, pelas excecionais virtudes militares, elevada competência técnica e profissional, e grande dedicação em serviço de segurança pública evidenciadas ao longo dos últimos quatro anos ao serviço da Guarda Nacional Republicana.

Como Comandante da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), cargo que exerceu entre 8 de fevereiro de 2013 e 28 de fevereiro de 2017, demonstrou permanente disponibilidade, apurada educação e reconhecida cultura geral e militar, evidenciou excelso conhecimento e uma clara perceção dos objetivos institucionais, agudeza de pensamento e reconhecido mérito, visão estratégica, elevada tenacidade e abnegação.

A par de uma profunda formação ética, nobreza de carácter, ponderação e esclarecido bom senso, dedicou peculiar atenção à atividade operacional, merecendo significativo destaque a preparação e entrada em funcionamento do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), resultando em acréscimo significativo de embarcações monitorizadas, o aumento anual, progressivo e sustentado, do total de patrulhamentos costeiros, fluviais e terrestres, e a crescente adaptabilidade, prontidão e eficácia no combate ao narcotráfico e imigração ilegal, que se vêm saldando em resultados extraordinários, que muito contribuem para o prestígio da UCC e da própria Guarda.

De realçar o enorme dinamismo e forte vigor com que capitalizou a participação da UCC em projetos, eventos e atividades internacionais, especialmente relacionadas com a investigação, o desenvolvimento e a inovação, em paralelo com as atividades de vigilância da fronteira externa da UE, nomeadamente através do SIVICC, do incremento substancial da participação de forças e militares da UCC em operações no exterior, designadamente sob a égide da Frontex e da participação ativa da Guarda na Aquapol, com os inerentes dividendos para a GNR e a sua afirmação num contexto internacional.

Apesar de a sua unidade se encontrar dispersa por todo o território nacional, continental e insular, soube sempre, com provado esforço e energia, acompanhar em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT