Louvor n.º 217/2018

Data de publicação23 Maio 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoAdministração Interna - Gabinete do Ministro

Louvor n.º 217/2018

Dando expressão pública ao reconhecimento que lhe é inteiramente devido, louvo o Major-General (2140001) José Manuel Lopes dos Santos Correia, pelas excecionais qualidades e virtudes militares, elevada competência técnica e profissional, e grande dedicação em serviço de segurança pública evidenciadas ao longo dos últimos quatro anos no cumprimento das várias missões que lhe têm sido atribuídas, prestigiando a Guarda Nacional Republicana e o País que devotamente serve.

Como Adjunto do Comandante Operacional, cargo que exerceu entre junho de 2014 e novembro de 2015, demonstrou permanente disponibilidade, apurada educação e reconhecida cultura geral e militar, evidenciou excelso conhecimento e uma clara perceção dos objetivos institucionais, agudeza de pensamento, visão estratégica, elevada tenacidade e abnegação, a par de uma profunda formação ética, nobreza de carácter, ponderação e esclarecido bom senso.

Dedicando peculiar atenção à atividade operacional, fruto da sua esclarecida ação de comando, labor, profissionalismo e inultrapassável dedicação à causa pública, contribuiu ao mais alto nível e de forma indelével e decisiva para o cumprimento da missão da Guarda, nas múltiplas e variadas áreas de atuação em que se desenvolve, destacando-se o modo como interpretou as orientações superiores e as concretizou no Centro de Comando e Controlo Operacional, considerada área crítica para o acompanhamento das operações da Guarda.

O Major-General Santos Correia, assumiu as funções de Comandante da Unidade de Intervenção (UI), em dezembro de 2015, numa unidade que se articula em subunidades de ordem pública, de operações especiais, de proteção e socorro e de cinotécnica, destacando-se desde logo a sua assertiva e esclarecida ação de comando através de um profundo espírito de missão e um inexcedível sentido de justiça junto de todos os militares, mantendo e incrementando na sua Unidade os mais altos padrões de organização e planeamento de que são prova os excelentes resultados operacionais conseguidos, realçando-se neste particular, o período de transferência do comando da Unidade e subunidades para outra infraestrutura militar, com base num planeamento rigoroso e pormenorizado sem nunca ter colocado em causa a capacidade de resposta operacional da Unidade.

De realçar o assinalável dinamismo e forte vigor com que capitalizou a participação da UI, no plano internacional, em missões de gestão civil de crises, de paz e humanitárias e em missões de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT