Deliberação n.º 375/2008, de 15 de Fevereiro de 2008

Deliberaçáo n. 375/2008

Sob proposta do conselho científico da Faculdade de Farmácia desta Universidade, e nos termos das disposiçóes legais em vigor, nomeadamente o artigo 67 do Decreto -Lei n. 74/2006, de 24 de Março, a Comissáo Científica do Senado, aprovou, pela deliberaçáo n. 178/2006, de 30 de Outubro de 2006, a criaçáo do Mestrado em Medicamentos à Base de Plantas, registada pela Direcçáo -Geral do Ensino Superior com o n. R/B -Cr 359/2007.

  1. Criaçáo

    A Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Farmácia, confere o grau de mestre em Medicamentos à Base de Plantas.

  2. Organizaçáo do ciclo de estudos

    1 - O ciclo de estudos de Mestrado em Medicamentos à Base de Plantas visa proporcionar formaçáo avançada especializada de licenciados, dotando -os de competências técnicas e científicas tais que os tornem especialistas no fabrico (produçáo e controlo), na distribuiçáo, na dispensa e na promoçáo do uso racional, na farmacovigilância e novo enquadramento legal de medicamentos à base de plantas.

    2 - O ciclo de estudos está organizado de uma forma que permita ao aluno adquirir formaçáo diferenciada na área técnica e científica do Mestrado pela frequência de um conjunto de disciplinas que constituem o curso de mestrado (60 créditos) que complementará com o desenvolvimento de uma dissertaçáo original de natureza científica (60 créditos).

  3. Normas regulamentares

    As normas regulamentares do ciclo de estudos, nos termos do artigo 26 do Decreto -Lei n. 74/2006, de 24 de Março, sáo as que constam do anexo à presente deliberaçáo.

  4. Entrada em vigor

    O ciclo de estudos entra em funcionamento a partir do ano lectivo de 2007/08.

    21 de Janeiro de 2008. - A Vice -Reitora, Inês Duarte.

    ANEXO

    Normas regulamentares do Mestrado em Medicamentos à Base de Plantas

    1 - Regulamento

    1. Regras sobre a admissáo no ciclo de estudos 1 - Habilitaçóes de acesso

      1.1 - Podem inscrever -se no Curso os titulares de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas ou de Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, Farmácia ou licenciaturas afins conferidas por Instituiçóes Públicas ou Privadas do Ensino Superior.

      1.2 - Os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1 ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este processo nas áreas referidas.

      1.3 - Podem inscrever -se no 2 ano do programa de Mestrado em Medicamentos à Base de Plantas, isto é, no período de preparaçáo da dissertaçáo, os alunos que tenham obtido, no mínimo, a classificaçáo de

      Bom no Curso Pós -Graduado de Especializaçáo em Plantas Medicinais e Medicamentos à Base de Plantas.

      2 - Normas de candidatura

      O candidato deve juntar ao boletim de candidatura os seguintes documentos:

    2. certidáo de habilitaçáo literária (ex: licenciatura, mestrado integrado, etc.);

      ii) curriculum vitae, realçando o seu percurso académico, científico e profissional, documentado com cópias dos documentos a que faz referência;

      iii) carta de motivaçáo referindo as razóes que justificam a sua inscriçáo no curso.

      3 - Critérios de selecçáo e de seriaçáo

      3.1 - Na selecçáo dos candidatos à frequência do ciclo de estudos será efectuada uma avaliaçáo global do seu percurso profissional, em que seráo considerados, por ordem de prioridade, os seguintes critérios:

    3. classificaçáo do grau académico de que sáo titulares nos termos da escala europeia de comparabilidade (artigo 19 do Decreto -Lei n. 42/2005, 22 de Fevereiro) ou do número de ordem da classificaçáo do seu diploma nesse ano (n. 2, do artigo 20 do Decreto -Lei n. 42/2005, 22 de Fevereiro), pontuado de 1 a 10;

      ii) apreciaçáo do currículo académico, científico e profissional, pontuado de 1 a 10;

      3.2 - Poderá ser efectuada uma entrevista aos candidatos, se a Comissáo Científica do Ciclo de Estudos entender necessário.

      3.3 - Os candidatos seráo seriados de acordo com a pontuaçáo obtida no processo de selecçáo.

      4 - Processo de fixaçáo e divulgaçáo das vagas

      4.1 - O número de vagas para o curso de Mestrado, o número mínimo de inscriçóes indispensáveis ao seu funcionamento, a percentagem de vagas reservada a docentes do Ensino Superior e os períodos de candidatura, inscriçáo e matrícula, sáo fixados anualmente pelo conselho científico, sob proposta da Comissáo Científica do Mestrado.

      4.2 - O número de vagas será divulgado pelos meios habituais, nomeadamente, através da imprensa, na página da Faculdade de Farmácia (www.ff.ul.pt) e na página da Universidade de Lisboa (www.ul.pt).

      5 - Prazos de candidatura

      Os prazos de candidatura seráo fixados anualmente pelo Conselho Directivo da Faculdade de Farmácia e divulgados pelos meios habituais, nomeadamente, através da imprensa, na página da Faculdade de Farmácia (www.ff.ul.pt) e na página da Universidade de Lisboa (www.ul.pt).

    4. Condiçóes de funcionamento

      1 - A...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT