Edital n.º 725/2021

Data de publicação28 Junho 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade de Coimbra

Edital n.º 725/2021

Sumário: Concurso internacional para ocupação de um posto de trabalho da carreira docente universitária, na categoria de professor catedrático, para a área disciplinar de Genética. Referência: P053-21-10898.

Torna-se público que, por meu despacho exarado na presente data, se encontra aberto, pelo prazo de 30 dias úteis a contar do dia útil imediato ao da publicação do presente Edital no Diário da República, concurso internacional para ocupação de um posto de trabalho da carreira docente universitária, na categoria de Professor Catedrático, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para a área disciplinar de Genética, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, aberto no âmbito do Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU), na sua redação atual e do Regulamento de Recrutamento e Contratação de Pessoal Docente da Universidade de Coimbra (RRCPDUC), Regulamento n.º 330/2016, de 29 de março, e demais legislação aplicável.

I - Referência e local de trabalho:

I.1 - Referência do concurso: P053-21-10898

I.2 - Local de trabalho: Universidade de Coimbra

I.3 - Funções e atividades a desempenhar:

Todas as que constam dos artigos 4.º e 5.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária, Decreto-Lei n.º 448/79, de 13.11, com a redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 205/2009, de 31.08, na sua redação atual, bem como as previstas nos artigos 28.º, 30.º, 31.º e 40.º do Regulamento de Prestação de Serviço dos Docentes da Universidade de Coimbra, Regulamento n.º 262/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 97, de 19 de maio, doravante RPSDUC, aplicáveis em função do disposto nos artigos 26.º, 27.º, 29.º, 32.º, 36.º e 39.º do mesmo diploma, das quais destacamos, por especial relevância e pertinência para o recrutamento pretendido, e considerando que, nos termos do art. 27.º do RPSDUC, a atividade de investigação abrange, nomeadamente, "a pesquisa e criação de conhecimento original, o desenvolvimento tecnológico, a criação científica e cultural e a publicação de resultados", as seguintes:

No domínio das funções inerentes à atividade de investigação, previstas no art. 38.º do RPSDUC, bem como das funções de direção e realização de trabalhos de investigação previstas no art. 5.º do ECDU, nomeadamente no que respeita às funções de coordenação e participação em projetos de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico, exercer funções de Diretor Científico do Instituto Multidisciplinar de Envelhecimento, no âmbito do Projeto MIA, coordenar o plano estratégico e o plano de ação do projeto MIA Portugal, manter o seu funcionamento e implementação, atuando como seu representante oficial.

Em conformidade, ainda, com as referidas funções inerentes à atividade de investigação constantes do mencionado art. 38.º do RPSDUC, em particular com as previstas na alínea d) do art. 28.º do RPSDUC, que determinam a contribuição para "o incremento da atividade de investigação desenvolvida na Universidade de Coimbra, designadamente através da apresentação de candidaturas de projetos de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico a programas de financiamento nacionais e internacionais.", bem como as estipuladas na alínea g) do mesmo artigo, que preveem a possibilidade de participar "em atividades de cooperação nacional e internacional, na respetiva área científica, designadamente através da colaboração em sociedades científicas, participação em corpos editoriais de revistas científicas, coordenação e participação em comissões de programa de eventos científicos.", promover a cooperação efetiva com parceiros nacionais e internacionais, e uma política ativa de investigação de excelência em parceria com o setor empresarial para a inovação e transferência da tecnologia.

II - Requisitos de Admissão:

II.1 - Ter, à data do termo do prazo para apresentação de candidaturas, 18 anos de idade ou mais; não estar inibido para o exercício de funções públicas ou interdito para exercício das funções públicas que se propõe desempenhar; possuir robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções e ter cumpridas as leis de vacinação obrigatória.

II.2 - Ser, à data do termo do prazo para apresentação de candidaturas, titular do grau de doutor há mais de cinco anos, válido em Portugal, e detentor do título de agregado, ambos na área ou em alguma das áreas disciplinares para as quais é aberto o concurso, ou em área conexa que, complementada com o percurso científico, mostre capacidade para trabalhar com centralidade em alguma das áreas disciplinares para as quais é aberto o concurso.

II.3 - Caso não seja falante nativo da língua portuguesa ou inglesa, ser detentor das competências linguísticas ao nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) nas duas línguas.

II.4 - Os candidatos devem comprovar a sua produção científica, por publicação em revistas científicas, que integram as bases de dados Web of Science ou Scopus, com índice H de pelo menos 35 (em Scopus).

III - Formalização de candidaturas

III.1 - Instrução da candidatura: os candidatos deverão aceder e registar-se na plataforma eletrónica apply.uc.pt, para entrega da candidatura, selecionando o procedimento a que se pretendem candidatar.

Os documentos inseridos na candidatura são, exclusivamente, em formato digital (pdf), com exceção dos documentos mencionados nos pontos III.2.4. a III.2.6., que podem ser entregues noutros formatos digitais.

A instrução da candidatura realiza-se através do preenchimento das secções disponíveis na plataforma eletrónica Apply UC, em "A minha candidatura".

Aquando da formalização da candidatura, se for submetido documento classificado, que revele segredo comercial ou industrial, ou segredo relativo à propriedade literária, artística ou científica, deverá o candidato selecionar essa opção, disponível na plataforma para cada documento inserido, sob pena de o trabalho em causa ser livremente acedido por qualquer um dos demais candidatos, em sede de consulta de processo.

III.2 - Documentos a entregar:

III.2.1 - Curriculum Vitae, devidamente datado e assinado.

O Curriculum Vitae deve conter um preâmbulo do qual conste, se existir, o histórico de todas as relações contratuais do candidato, até à data da candidatura, em instituições do ensino superior e respetivos períodos, identificando a categoria detida, a natureza do vínculo, a área disciplinar e as instituições de ensino superior onde exerceu funções, explicitando, com exatidão, o vínculo laboral detido à data da candidatura. Deve ainda incluir uma sinopse fundamentada, que demonstre que o candidato possui especialidade adequada à área ou áreas disciplinares para as quais é aberto o concurso.

O candidato deve ainda organizar o seu...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT