Edital n.º 319/2021

Data de publicação16 Março 2021
SeçãoParte H - Autarquias locais
ÓrgãoMunicípio do Porto

Edital n.º 319/2021

Sumário: Alteração ao Código Regulamentar do Município do Porto - Parte G.

Adolfo Manuel dos Santos Marques de Sousa, Diretor Municipal da Presidência, torna público, ao abrigo da competência delegada através da Ordem de Serviço n.º I/343222/18/CMP, de 4 de outubro, que a Assembleia Municipal do Porto, em reunião de 22 de fevereiro de 2021, aprovou a proposta de alteração ao Código Regulamentar do Município do Porto, que é do seguinte teor:

Alteração ao Código Regulamentar do Município do Porto

PARTE G

Receitas Municipais

Artigo G/13.º

Isenções ou reduções

1 - Estão isentos do pagamento de taxas e preços aqueles que beneficiarem de isenção por força de legislação especial e as fundações municipais com capital totalmente participado pelo Município, relativamente às taxas e preços devidos pelos atos e factos decorrentes da prossecução dos seus fins.

2 - [...]

3 - [...]

4 - [...]

5 - [...]

ANEXO G_1

Tabela de Taxas Municipais

Artigo 123.º-A

Licenças, autorizações, comunicações prévias e demais atos municipais emitidos em nome das empresas municipais com capital totalmente participado pelo Município, no âmbito da prossecução dos seus fins estatutários...0,00 (euro)

ANEXO G_2

Fundamentação económico-financeira do valor das taxas municipais

[...]

3 - Taxas propostas:

[...]

Empresas municipais com capital totalmente participado pelo Município

A sujeição das empresas municipais com capital totalmente participado pelo Município a taxas no valor de 0,00 (euro), devidos pelos atos e factos decorrentes da prossecução dos seus fins estatutários, decorre da verificação da necessidade de simplificação de todo o processo associado à isenção do pagamento das taxas devidas pelos licenciamentos, autorizações e comunicações prévias e demais atos emitidos pelas diversas unidades orgânicas e do pagamento de preços relativos aos serviços municipais prestados.

De facto, o volume de processos de isenção de taxas e preços respeitantes a empresas municipais representa uma significativa carga administrativa e burocrática para os serviços municipais, sendo certo que o valor da isenção do pagamento apurado por aplicação do procedimento conducente ao reconhecimento do direito à isenção, prevista no regime de isenção definido na Parte G do CRMP, não possui relevância nem impacto ao nível do orçamento municipal e da sua execução.

Assim sendo, esta taxa comporta em si um desiderato tendente à otimização dos recursos existentes e à desburocratização, à luz do princípio da boa administração...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT