Edital n.º 1186/2023

Data de publicação07 Julho 2023
Data31 Janeiro 2023
Número da edição131
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade do Minho - Reitoria
N.º 131 7 de julho de 2023 Pág. 193
Diário da República, 2.ª série
PARTE E
UNIVERSIDADE DO MINHO
Reitoria
Edital n.º 1186/2023
Sumário: Abertura de concurso documental de âmbito internacional para recrutamento de um
posto de trabalho de professor auxiliar na área disciplinar de Literacia, Didática e
Supervisão.
Doutor Rui Manuel Costa Vieira de Castro, Professor Catedrático e Reitor da Universidade do
Minho, faz saber que, pelo prazo de trinta dias úteis contados do dia útil imediato àquele em que o
presente edital for publicado no Diário da República, se encontra aberto concurso documental, de
âmbito internacional, para recrutamento de um (1) posto de trabalho de Professor Auxiliar, na área
disciplinar de Literacia, Didática e Supervisão para a lecionação, preferencialmente, das unidades
curriculares de Metodologia do Ensino da História I, Metodologia do Ensino da História II, Avaliação
e Conceção de Materiais Didáticos de História e Estágio Profissional, do Curso de Mestrado em
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, e Didática da História e da
Geografia para a Educação Básica, do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e
de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, do Departamento de
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação, desta Universidade.
O presente concurso, aberto por despacho de 31 de maio de 2023 do Reitor da Universidade
do Minho, rege -se pelas disposições constantes dos artigos 37.º e seguintes do Estatuto da Car-
reira Docente Universitária (ECDU), aprovado pelo Decreto -Lei n.º 448/79, de 13 de novembro,
com a nova redação introduzida pelo Decreto -Lei n.º 205/2009, de 31 de agosto, alterado pela Lei
n.º 8/2010, de 13 de maio, e pela demais legislação e normas regulamentares aplicáveis, designa-
damente pelo Regulamento dos Concursos para Recrutamento e Contratação de Professores da
Carreira Docente Universitária na Universidade do Minho, adiante designado por “Regulamento”,
aprovado por despacho reitoral n.º 13353/2022, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 222,
de 17 de novembro de 2022.
Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, a Admi-
nistração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade
de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional,
providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.
Neste sentido, os termos ‘candidato’, ‘professor’, ‘investigador’ e outros similares não são usados
neste edital para referir o género das pessoas.
De igual modo, nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado
de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade,
orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou con-
dição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica,
nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou
ideológicas e filiação sindical.
Para além da publicação na 2.ª série do Diário da República, o presente edital é também publi-
cado: na página da Internet da Universidade do Minho, nas línguas portuguesa e inglesa; na Bolsa
de Emprego Público (BEP); na página da Internet da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I. P.,
nas línguas portuguesa e inglesa.
I — Caracterização do concurso
1 — Local de trabalho
O local de trabalho situa -se no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e
Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
2 — Júri do concurso
O júri do concurso tem a seguinte composição:
Presidente — Reitor da Universidade do Minho.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT