Resolução N.º 7/1981/A de 31 de Dezembro

ASSEMBLEIA REGIONAL DOS AÇORES

Resolução Nº 7/1981/A de 31 de Dezembro

A Assembleia Regional dos Açores resolve, nos termos dos artigos 229.º, n.º 1, alínea i), da Constituição, e 26.º, n.º 1, alínea f). do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, aprovar o Plano para 1982, que se anexa.

Grandes opções do Plano para 1982

Considera o Governo Regional dos Açores que as grandes opções do plano a médio prazo (1981-1984) são suficientemente esclarecedoras quanto ao enquadramento e ao conteúdo das grandes linhas de orientação das políticas de investimentos públicos e de estímulo da iniciativa privada, a seguir no ano de 1982.

Por isso, as grandes opções do Plano para 1982 não serão explicitadas com o mesmo pormenor, evitando-se assim duplicações desnecessárias. Por outro lado, já a sua programação será desenvolvida nos termos habituais dos planos anuais e incluída no anexo.

Constituindo 1982 o primeiro ano em que as opções e a programação do plano a médio prazo terão plena concretização, torna-se necessário aceitar que as principais linhas de acção preconizadas sejam logo aplicadas naquele ano.

Tal facto reflecte-se nitidamente no que diz respeito aos montantes financeiros que o Governo Regional afecta ao Plano para 1982. Se o ano de 1981 foi de desaceleração no crescimento do investimento público, é agora possível voltar a taxas de crescimento normais, ligeiramente superiores ao ritmo de acréscimo dos preços.

Deste modo, na vigência do Plano para 1982, proceder-se-á à instituição e imediata aplicação dos mecanismos de crédito, postos à disposição da iniciativa privada, com vista à modernização e ao desenvolvimento da estrutura produtiva da Região.

O Governo Regional prosseguirá o esforço elevado que tem vindo a ser realizado em infra-estruturas de transportes e comunicações, prevendo-se a conclusão de diversos empreendimentos em 1982, à semelhança do que aconteceu em 1981.

No âmbito do Plano para 1982, programam-se passos muito significativos no avanço dos 2 maiores empreendimentos do plano a médio prazo. Assim, em relação ao porto da Praia da Vitória, prevê-se a adjudicação e o inicio das obras. No que respeita à nova pista do Aeroporto de São Miguel, prevê-se a conclusão do projecto e lançamento das obras de construção.

O Governo Regional manterá o empenho que vem demonstrando em toda a área social, tendo como objectivo principal a melhoria da qualidade de vida da população. Esta, por sua vez, deverá naturalmente complementar o desenvolvimento económico programado.

Será ainda dado um apreciável incremento às verbas destinadas a investimentos intermunicipais, nos termos da legislação regional aplicável.

Programas e objectivos

Em termos percentuais e valores correntes o investimento previsto para 1982 excederá em 28 % o Programa para o ano em curso.

Por grandes grupos de sectores, as infra-estruturas económicas absorverão 36,4 % do investimento programado, num montante que excede em quase 21 % a dotação para 1981. O investimento nos sectores produtivos, inferior em 53,1 % ao do ano em curso, representará 31,4 % do total. Nos sectores sociais o aumento de investimento será de 12,8 %, correspondendo o total a 27,3 % do plano. Os sectores de apoio e o investimento intermunicipal absorverão 3,4 % e 1,5 % do total, respectivamente.

O desdobramento por sectores revela que se mantêm a prioridade para o investimento em transportes e comunicações (34,6%),com especial incidência em portos (13,7%)aeroportos (8%),estradas (6,5%) e apoio aos transportes (6,1%).

Também a educação e energia absorverão entre 11% % e 12 % do investimento total, com relevo para as construções escolares, para os vários graus de ensino, apoio financeiro à empresa pública regional de produção e distribuição de energia eléctrica e ainda à prospecção geotérmica.

No sector de agricultura, silvicultura e pecuária o investimento representará 8,6 % do total.

O investimento previsto para os sectores de habitação e urbanismo (5,8%) e saúde (5,5%) não deixará de ter reflexos no nível de vida das populações.

As dotações atribuídas aos restantes sectores, menos significativas, correspondem à hierarquia implícita nas grandes opções do plano quadrienal e no presente plano anual.

1 - Educação

Programa n.º 1

Construções escolares para o ensino primário

Objectivos:

Alargamento e melhoramento da rede de estabelecimentos do ensino básico primário;

Continuação ou início da construção de 112 salas de aula e da montagem de 28 salas pré-fabricadas;

Aquisição de mobiliário e de terrenos para novos edifícios escolares.

Dotação:

Quadro: Consultar documento em PDF relativo ao Jornal Oficial I Série Nº 50 de 31-12-1981

Programa n.º 2

Construções escolares para os ensinos preparatório, secundário e normal

Objectivos:

Continuação da construção e ampliação de 1 escolas preparatórias e 1 escola secundária e ginásios anexos;

Início da construção de 4 escolas preparatórias e seus ginásios anexos e ampliação de 1 escola secundária;

Aquisição de terrenos para novas escolas preparatórias.

Quadro: Consultar documento em PDF relativo ao Jornal Oficial I Série Nº 50 de 31-12-1981

Dotação:

Programa n.º 3

Instalações e equipamento para o ensino superior

Objectivos:

Continuação ou início da construção de parte de 12 000 m2 da área coberta necessária ao funcionamento da Universidade dos Açores;

Compra de parte dos 71 000 m2 de terrenos indispensáveis à implantação de novos edifícios e aos trabalhos experimentais da Universidade;

Aquisição de parte do material de transporte e equipamento científico e didáctico.

Quadro: Consultar documento em PDF relativo ao Jornal Oficial I Série Nº 50 de 31-12-1981

Dotação:

Programa n.º 4

Património escolar e residências de estudantes

Objectivos:

Conservação e beneficiação do património escolar, nomeadamente edifícios antigos que servem de instalação a escolas preparatórias;

Adaptação de 2 imóveis a residências de estudantes;

Intervenção imediata na ocorrência dos casos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT