Despacho n.º 21265/2005(2ªSérie), de 10 de Outubro de 2005

Despacho n.º 21 265/2005 (2.' série). - Alexandre Rodrigues Ferreira nasceu na cidade da Baía, no Brasil, em 1756. Tomou as ordens menores da vida eclesiástica, mas veio a matricular-se em Filosofia, na Universidade de Coimbra (1770). No ano seguinte, esta instituição encerrou para ressurgir inovada nas suas estruturas - determinação do Marquês de Pombal (1774).

Então interessou-se particularmente pelas Ciências Naturais. Os conhecimentos adquiridos mereceram-lhe o reparo dos mestres e a atribuição das funções de demonstrador de história natural, de 1777 a 1778. Doutorou-se em 1779.

Convidado a participar numa incursão para explorar as possessões existentes no Brasil, aquando da governação da rainha D. Maria I, viveu em Lisboa durante cinco anos. Neste lapso de tempo dedicou-se a examinar, descrever e conservar os produtos naturais já então existentes no Palácio da Ajuda, no Gabinete Real da Ajuda. Articulou esta função com a de sócio correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa (1780), recém-criada.

Finalmente, recebeu instruções e partiu para o Brasil (1783). Nestas paragens recolheu afanosamente exemplares de vegetais, de animais e de minerais.

Regressou a Lisboa em 1793.

Nomeado oficial da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos, a rainha D. Maria I concedeu-lhe o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT