Despacho n.º 12501/2002(2ªSérie), de 01 de Junho de 2002

Despacho n.º 12 501/2002 (2.' série). - Escritor, pedagogo, jornalista, editor, produtor e argumentista António Torrado nasceu em Lisboa, em 1939.

Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra tendo começado a publicar contos para crianças aos 18 anos de idade.

Considerado um dos autores mais importantes da literatura infantil portuguesa apresenta uma obra extensa e diversificada tendo-nos legado uma produção literária abarcando os géneros lírico, dramático e narrativo, de entre outros. Na sua expressão escrita caracterizada por uma certa versatilidade transparece com frequência o humor.

Recriou histórias tradicionais, fez recolhas de rimas infantis e traduções e nos últimos tempos tem-se dedicado com mais afinco às novelas e romances para a infância e juventude bem como ao teatro.

Das inúmeras obras publicadas foram premiadas: Como se Faz Cor de Laranja, Prémio Calouste Gulbenkian, Texto, 1980; De Vítor ao Xadrês, Prémio José Galeno da Ficção, Sociedade Portuguesa de Autores, 1983; O Adorável Homem das Neves, Prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura, 1984; Zaca Zaca, Prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura, 1986; pelo conjunto da sua obra, Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças, 1988; A Donzela Guerrilheira, Prémio de Texto da Associação Paulista de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT