Despacho n.º 3400/2000(2ªSérie), de 11 de Fevereiro de 2000

Despacho n.º 3400/2000 (2.' série). - A existência de uma mina de água na Amadora levou a que a freguesia bem como o bairro onde a mesma se situa adquirissem essa designação. As propriedades medicinais que caracterizavam estas águas provocaram a deslocação de pessoas vindas de vários pontos do País, contribuindo assim, de algum modo, para o desenvolvimento do concelho.

Estas águas serviam também para abastecer a população local e o seu excedente era encaminhando para uma 'regueira', onde as lavadeiras lavavam a roupa.

Foi junto a esta mina de água e no jardim entretanto construído que o Presidente da República Dr. Manuel de Arriaga inaugurou o Bairro da Mina, em 13 de Abril de 1913. Ainda hoje lá existe uma lápide representativa do facto.

A mina, situada a cerca de 100 m da Escola Básica do 1.º Ciclo da Mina n.º 3, Amadora, está ligada ao Aqueduto das Águas Livres e possui várias ramificações. Uma delas encontra-se no pátio deste estabelecimento de ensino, na sua entrada principal.

Portanto, apesar de desactivada, a mina continua a estar presente no espírito da população local, que ao percorrer o jardim que a circunda, nas horas de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT