Despacho n.º 26996/2002(2ªSérie), de 23 de Dezembro de 2002

Despacho n.º 26 996/2002 (2.' série). - O Padre Manuel António Gomes, dito 'Himalaia' porque era um homem de grande estatura, nasceu a 9 de Dezembro de 1868, em Arcos de Valdevez. Estudou no Seminário de Braga, de onde saiu aos 22 anos.

Foi um notável sacerdote que revelou uma grande paixão pelas Ciências Naturais e pelas Físico-Químicas.

O seu contributo a nível científico foi muito relevante, como atesta a atribuição do 1.º prémio e de várias medalhas de ouro, na exposição universal de S. Luís do Missouri (USA), em 1904, com a apresentação do pirelióforo, um aparelho que consistia num concentrador de energia solar cuja superfície reflectora era um parabolóide de revolução. Acompanhava os movimentos do Sol por meio de um mecanismo de relojoaria. A temperatura atingida foi de 3500º, só ultrapassada depois da Segunda Guerra Mundial.

De facto, o seu grande sonho de inventor era a utilização de energia solar. Não para produzir trabalho mecânico ou electricidade, mas para ser aplicada na agricultura, designadamente na produção de adubos azotados.

Os seus inventos foram largamente reconhecidos no estrangeiro, nomeadamente a 'Himalaite', uma pólvora sem fumo que demonstrou ter uma enorme potência ao ser ensaiada em pedreiras.

Tendo-se especializado em Física e Química em Paris, leccionou estas disciplinas em Washington.

Quando regressou a Portugal fixou-se na Damaia. Sempre muito modesto e preocupado com a pobreza, passou os últimos tempos da sua vida em Viana do Castelo, como capelão da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT