Despacho n.º 27002/2002(2ªSérie), de 23 de Dezembro de 2002

Despacho n.º 27 002/2002 (2.' série). - Ruy Luís Gomes nasceu no Porto em 1905. Licenciou-se em Matemática na Universidade de Coimbra e aí concluiu o doutoramento com a classificação máxima em 1928. No ano seguinte foi para o Porto, onde iniciou a sua carreira docente como assistente de Álgebra Superior e Geometria Descritiva. Em 1930, ascendeu a professor catedrático desta disciplina, categoria em que permaneceu até 1947.

Neste período, fundou com outros cientistas o Observatório Astronómico da Universidade do Porto, a Junta de Investigação Matemática e a Sociedade Portuguesa de Matemática. Publicou alguns dos seus muitos trabalhos, de elevada craveira científica nas revistas Portugaliae Mathematica e Gazeta Matemática e também em revistas italianas, francesas e outras.

Em 1947, foi atingido pela ofensiva política do governo de então contra as universidades e foi demitido de professor catedrático da Universidade.

Perseguido pela PIDE, várias vezes preso, julgado e condenado pelos Tribunais Plenários de Lisboa e Porto, o professor Ruy Luís Gomes continuou a trabalhar em Matemática e intensificou o seu combate, em termos legais, contra a ditadura, pelas liberdades democráticas, pela elevação do nível de vida do povo português, pela independência nacional e pela paz.

Em 1958 aceitou o convite da Universidade de Bahia Blanca, na Argentina, onde publicou inúmeros e valiosos trabalhos em colaboração com o também matemático português Aniceto Monteiro.

Em 1962 transferiu-se para a Universidade do Recife, no Brasil, e depois para a Universidade Federal de Pernambuco, onde lhe foi atribuída uma medalha pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT