Despacho n.º 16074/2000(2ªSérie), de 08 de Agosto de 2000

Despacho n.º 16 074/2000 (2.' série). - A linha do Norte, com cerca de 335 km de extensão, está inserida no principal eixo ferroviário do País Braga-Faro -, sendo o troço mais importante desta espinha dorsal da malha ferroviária portuguesa, pois nele confluem as linhas mais importantes do sistema ferroviário nacional. Alguns dos troços da linha do Norte estão muito próximos dos seus limites de saturação, impondo-se, pois, a sua modernização, de modo a conferir-lhe não só uma maior capacidade de oferta, bem como uma substancial melhoria na segurança, qualidade, fiabilidade e competitividade, com a consequente racionalização de custos.

Inserido neste projecto e no subtroço Pampilhosa-Quintãs, é necessário proceder à construção de um caminho de ligação para supressão da passagem de nível ao quilómetro 237,353 e de um caminho de acesso directo e indirecto à passagem inferior ao quilómetro 246,184.

É, assim, imprescindível a expropriação dos respectivos terrenos necessários à execução destas obras.

Considerando o exposto e sendo a realização das referidas obras de manifesto interesse público, nos termos e ao abrigo da delegação de competências constante do despacho n.º 23 443/99 (2.' série), de 2 de Dezembro, determino o seguinte: 1 - A requerimento da Rede Ferroviária Nacional - REFER, E. P., considerando que, para a construção de um caminho de ligação para supressão da passagem de...

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