Despacho n.º 16415/2003(2ªSérie), de 22 de Agosto de 2003

Despacho n.º 16 415/2003 (2.' série). - As doenças cardiovasculares, nomeadamente o acidente vascular cerebral e a doença coronária, com o seu carácter multidimensional e as suas graves consequências, negativas e directas, para o cidadão, a sociedade e o sistema de saúde, determinam que sejam encaradas como um dos mais importantes problemas de saúde pública que urge minorar.

O reconhecimento das doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no País e o seu lugar entre as causas de internamento hospitalar obrigam a uma abordagem integrada dos principais factores de risco de morbilidade e mortalidade cardiovascular.

Neste sentido, o Ministério da Saúde elaborou um programa de acção, a incluir no Plano Nacional de Saúde, destinado ao controlo das doenças cardiovasculares, de forma que sejam reforçadas, no sistema de saúde, as actuações preventivas, de natureza primária, secundária ou de reabilitação, impondo um apelo especial à reorganização e congregação de esforços dos estabelecimentos e serviços integrados nas redes de prestação de cuidados e à participação das associações e sociedades científicas.

O Programa...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT