Despacho Normativo N.º 80/1992 de 28 de Maio

S.R. DA EDUCAÇÃO E CULTURA

Despacho Normativo Nº 80/1992 de 28 de Maio

Considerando os princípios consignados na Lei de Base do Sistema Educativo, nomeadamente, a oportunidade de acesso e sucesso para todos os alunos;

Considerando a análise do Despacho 162/ME/91 (avaliação) que é aplicado, especificamente, aos alunos da generalização dos novos Programas;

Tendo em vista uma formação de turmas que facilite a aplicação dos novos programas e, em simultâneo, a aplicação do novo Sistema de Avaliação:

Determino:

I - DISTRIBUIÇÃO DE ALUNOS

1 - Em localidades com dois ou mais estabelecimentos de ensino, a distribuição de alunos, após as matrículas, processar-se-á nos seguintes termos:

1.1 Até 30 de Junho, são fixadas as respectivas áreas para frequência, pelas direcções escolares, ouvidas as delegações de zona escolar.

1.2 Serão indicados os alunos que frequentarão o estabelecimento de ensino em que se inscreveram, até esgotar, em regime normal, a capacidade de acolhimento desse estabelecimento e orientação dos excedentes para outros estabelecimentos da mesma localidade ou localidades contíguas.

1.3 Neste último caso, ou no caso de ter de se recorrer a outros concelhos, a decisão compete à direcção escolar, ouvidas as delegações de zona escolar.

1.4 Nos estabelecimentos de ensino, onde funcionar o regime de curso duplo, será seguido o procedimento do número anterior.

2 - Para efeitos de frequência no estabelecimento de ensino em que se inscreveram, têm prioridade, pela ordem a seguir indicada:

  1. Os alunos que tenham frequentado com regularidade o estabelecimento de ensino no ano anterior;

  2. Os que residam na área do estabelecimento.

    3 - Relativamente ao disposto no número anterior, há ainda a considerar a seguinte ordem de preferência:

  3. Os alunos que comportem deficiência devidamente comprovada pelo médico assistente, serviços médicos ou pela equipa de educação especial;

  4. Os alunos com irmãos com frequência já aceite no estabelecimento de ensino;

  5. Os alunos mais novos.

    4 - Os alunos de 2.ª fase, que frequentem escolas com apenas um lugar, podem ser deslocados para as Escolas mais próximas, desde que sejam satisfeitas as seguintes condições:

  6. O restante número de alunos não seja inferior a 10;

  7. Esteja assegurado o transporte e alimentação e haja concordância dos pais e encarregados de educação, nas distâncias superiores a 3 km.

    4.1 - A decisão compete às direcções escolares, ouvidas as delegações de zona escolar, mediante proposta dos respectivos conselhos escolares.

    5 - Os alunos e professores, deslocados em consequência do encaminhamento de excedentes, continuam vinculados administrativamente à escola de origem, à qual regressarão, obrigatoriamente, logo que possível.

    5.1 Os alunos que desejam manter-se na escola para onde foram deslocados poderão fazê-lo, mediante requerimento dos respectivos encarregados de educação, competindo à direcção escolar decidir, ouvidos os conselhos escolares.

    5.2 Os deferimentos dos pedidos para permanência na escola não poderá ocasionar aumento do respectiva quadro.

    6 - A distribuição dos alunos pelas escolas deverá ser concluída até 30 de Junho.

    II - CONSTITUIÇÃO DE TURMAS E DISTRIBUIÇÃO DE HORÁRIOS

    7 - Os critérios de constituição de turmas no 1.º Ciclo obedecem sempre a imperativos psico-pedagógicos no âmbito do sucesso educativo.

    8 - No tocante à organização de turmas proceder-se-á do seguinte modo:

    8.1 Ao longo dos quatro anos não se altera a constituição da turma inicialmente estabelecida (turmas de generalização dos novos programas):

    8.2 Os alunos que não transitam de fase devem manter-se, preferencialmente, nas turmas de origem (turmas não abrangidas pelos novos programas).

    8.3 Os professores devem, no ano lectivo seguinte, manter a mesma turma.

    8.4 A lotação máxima das turmas, com necessidades educativas especiais comprovadas, é de vinte.

    8.5 Os alunos que, por razões de natureza individual, podem...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT