Despacho n.º 980/2022 de 26 de maio de 2022

Data de publicação26 Maio 2022
Gazette Issue102
ÓrgãoSecretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais
SectionSérie 2

Nos termos previstos no n.º 4 do artigo 224.º do Estatuto do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário na Região Autónoma dos Açores, na redação que lhe foi dada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 25/2015/A de 17 de dezembro, considera-se o evento “Desporto Adaptado: O Pollybat e as Categorias funcionais no desporto para pessoas com deficiência (escolas e clubes)”, a realizar na Escola Básica Integrada dos Arrifes, nos dia 30 de maio (online), 2 e 3 de junho de 2022 (presenciais), com um total de 15 horas, numa organização conjunta da ADCAD – Associação Desportiva do Centro de Apoio à Deficiência; FORBIA – Entidade Formadora da Escola Básica Integrada de Arrifes; FPDD – Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, relevante para os docentes da Região Autónoma dos Açores que participem no evento.

O “Desporto Adaptado” (DA) visa promover a prática regular de atividade física desportiva e do desporto, junto da população com deficiência, na persecução dos princípios da universalidade e da igualdade no acesso de todos os cidadãos ao desporto, sem discriminação. Com a inclusão dos alunos com necessidades educativas (NE) nas escolas de ensino regular urge desenvolver a atividade física adaptada e o desporto adaptado desde o 1º ciclo, quer integrado na disciplina de expressão físico-motora, quer enquanto oferta de enriquecimento curricular por parte das unidades orgânicas da região, ou ainda integrando os clubes desportivos escolares.

Para dar resposta à diversidade de necessidades educativas apresentadas pelos alunos ao nível da atividade física e desportiva, são necessárias estratégias para a identificação dos perfis funcionais e de atividades mais adequadas a cada aluno, bem como ferramentas para a adaptação das mesmas. O Polybat afigura-se como uma modalidade com um enorme potencial para enquadrar atletas com diversos perfis funcionais, nomeadamente crianças e jovens com maiores limitações, sendo possível criar momentos competitivos exploratórios das capacidades dos alunos, proporcionando uma prática de acordo com os seus interesses e expectativas. Para o desenvolvimento da modalidade nos contextos escolar, institucional e...

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