Despacho n.º 9014/2023

Data de publicação01 Setembro 2023
Data09 Agosto 2023
Número da edição170
SeçãoSerie II
ÓrgãoInstituto Politécnico de Setúbal
N.º 170 1 de setembro de 2023 Pág. 402
Diário da República, 2.ª série
PARTE E
INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL
Despacho n.º 9014/2023
Sumário: Aprovadas as alterações do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de
Videojogos e Aplicações Multimédia, a funcionar na Escola Superior de Tecnologia de
Setúbal.
De acordo com os artigos 40.º -S e 40.º -U do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na reda-
ção dada pelo Decreto -Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro (Regime jurídico dos graus académicos
e diplomas do ensino superior — RJGDES), foi submetido um pedido de registo de alteração do
Curso Técnico Superior Profissional de Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia
(T413), pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, do Instituto Politécnico de Setúbal, publi-
cado como anexo ao Aviso n.º 5489/2018, no Diário da República, 2.ª série, n.º 106 de 4 de junho,
tendo o mesmo sido deferido pela Direção Geral do Ensino Superior, com o número de registo
de alteração R/Cr 14.1/2018, em 09 de agosto de 2023, sendo as alterações relativas à estrutura
curricular, plano de estudos e corpo docente, conforme consta no Anexo.
Este despacho produz efeitos a partir do ano letivo 2023/24.
17 de agosto de 2023. — O Vice -Presidente do IPS, em regime de suplência, Prof. Doutor Pedro
Ferreira.
ANEXO
1 — Instituição de ensino superior: Instituto Politécnico de Setúbal — Escola Superior de
Tecnologia de Setúbal (3152)
2 — Curso Técnico Superior Profissional: Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Mul-
timédia (T413)
3 — Área de educação e formação: 481 — Ciências informáticas
4 — Condições de Ingresso: Um dos seguintes conjunto de áreas: Matemática
5 — Localidades de ministração: Setúbal
6 — Número máximo de estudantes:
6.1 — A admitir em cada ano letivo: 24
6.2 — Total de inscritos em simultâneo: 60
7 — Perfil Profissional:
7.1 — Descrição Geral
Analisar, desenhar, implementar e avaliar produtos multimédia e videojogos, com recurso às
tecnologias específicas para o efeito, nas diversas vertentes das mesmas, nomeadamente com-
putadores pessoais, web e dispositivos móveis.
7.2 — Atividades Principais:
a) Adaptar aplicações existentes e respetivos conteúdos para plataformas alternativas;
b) Implementar produtos multimédia (multimédia interativa, e -learning, realidade virtual, rea-
lidade aumentada, entre outros;
c) Implementar videojogos integrando recursos diversos, internos ou externos à organização;
d) Produzir conteúdos, game assets e elementos multimédia (texturas, clips de áudio e vídeo,
modelos 3D, entre outros;
e) Testar videojogos e aplicações multimédia e produzir a respetiva documentação;
f) Integrar e colaborar com equipas de programação de videojogos.
8 — Referencial de competências:
8.1 — Conhecimentos:
a) Conhecimentos especializados de inglês para o desempenho da profissão;
b) Conhecimentos fundamentais da ciência de base (Matemática) para exercer a sua atividade
profissional;

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