Despacho n.º 8298/2023
Data de publicação | 14 Agosto 2023 |
Data | 05 Junho 2023 |
Gazette Issue | 157 |
Section | Serie II |
Órgão | Instituto Politécnico de Lisboa |
N.º 157 14 de agosto de 2023 Pág. 148
Diário da República, 2.ª série
PARTE E
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA
Despacho n.º 8298/2023
Sumário: Homologa o Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo da Escola Superior
de Comunicação Social.
No uso das competências legalmente determinadas, designadamente o disposto na alínea o)
do n.º 1 do artigo n.º 92 da Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro (Regime Jurídico das Instituições
de Ensino Superior), conjugado com o disposto na alínea o) do n.º 1 do artigo 26.º dos Estatutos
do Instituto Politécnico de Lisboa, publicados pelo Despacho normativo n.º 20/2009, de 21 de maio,
alterado pelo Despacho normativo n.º 16/2014, de 10 de novembro, homologo o Regulamento de
Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo da Escola Superior de Comunicação Social, que é publicado
em anexo ao presente despacho.
5 de junho de 2023. — O Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, Prof. Doutor Elmano
da Fonseca Margato.
ANEXO
Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo da Escola Superior de Comunicação Social
Preâmbulo
O Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo foi revisto e aprovado em reunião de
Conselho Pedagógico de 1 de março de 2023 e ratificado em reunião do Conselho Técnico Cien-
tífico de 8 de março de 2023.
Artigo 1.º
Objeto
A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Audiovisual e Multi-
média/Gestão Estratégica das Relações Públicas/Jornalismo/Publicidade e Marketing.
Artigo 2.º
Destinatários
Os Mestrados em Audiovisual e Multimédia/Gestão Estratégica das Relações Públicas/Jor-
nalismo/Publicidade e Marketing destinam -se aos licenciados nestas áreas de formação e/ou a
outros públicos com áreas de formação afins e/ou experiência profissional relevante na área, com
a ressalva de que as situações em que se encontrem respeitem a legislação em vigor.
Artigo 3.º
Objetivos dos cursos
1 — O mestrado em Audiovisual e Multimédia combina as dimensões teórica e prática, permi-
tindo uma aproximação dos estudantes ao mercado empresarial. Pretende -se que os estudantes
sejam capazes de resolver problemas comunicacionais. Para tal, são fornecidas competências
profissionais no domínio da conceção e desenvolvimento de produtos audiovisuais e multimédia.
São objetivos do curso:
a) Conjugar uma dimensão estratégica e de reflexão com competências profissionais da
especialidade;
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b) Preparar profissionais capacitados para resolver problemas comunicacionais com recurso
a soluções audiovisuais e multimédia;
c) Contribuir para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores capazes de gerar
valor e melhorar a qualidade da vida em sociedade;
d) Desenvolver as capacidades de investigação aplicada, contribuindo para o progresso do
conhecimento no campo do Audiovisual e Multimédia.
2 — O mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas permite a atualização dos
pro - fissionais em exercício e o consolidar de capacidades analíticas e técnicas dos recém -licenciados
na área das Relações Públicas/Comunicação Pública. Num mundo complexo, a gestão das relações
entre diferentes públicos é prioritária tanto em contextos comunicacionais analógicos como digitais.
As Relações Públicas emergem assim como um meio de expressar a identidade das empresas,
ou de quaisquer outras organizações, permitindo -lhes ser conhecidas e reconhecidas pelos seus
diferentes interlocutores. São objetivos do curso:
a) Capacitar os estudantes enquanto profissionais de RP (Comunicação Estratégica) para liderar
e inovar na gestão de todos os processos comunicacionais — tanto ao nível da investigação e plani-
ficação, como da implementação e avaliação — em organizações de diferentes setores de atividade;
b) Possibilitar aos mestrandos a reflexão sobre os avanços científicos e técnicos visando tanto
a investigação fundamental como a investigação aplicada nos domínios em questão;
c) Integrar de forma inovadora a investigação e a prática (estudo de casos) com especial
atenção aos contextos multiculturais.
3 — O mestrado em Jornalismo pretende aliar uma componente de formação profissional e
experimental a uma componente de formação cultural e de investigação aplicada. Pretende -se
aprofundar as problemáticas dos estudos sobre os media e o jornalismo e dotar os estudantes de
competências específicas em áreas de especialização jornalística. São objetivos do curso:
a) Saber problematizar questões críticas do jornalismo contemporâneo e refletir sobre as
implicações éticas e sociais resultantes do exercício da profissão;
b) Desenvolver competências no domínio do jornalismo temático (político, cultural e de ciência,
económico, jurídico e desportivo);
c) Aprofundar as práticas, linguagens e técnicas em que assenta o exercício do jornalismo,
desde o jornalismo televisivo e radiofónico ao jornalismo de imprensa e digital.
4 — O mestrado em Publicidade e Marketing pretende desenvolver e aprofundar conhecimen-
tos nas áreas da Publicidade e do Marketing, assim como dotar os estudantes de competências
técnicas e científicas que lhes permitam lidar com situações novas e inovadoras, propícias a uma
atuação pautada pela proatividade e competitividade. Os estudantes lidam com situações práticas
e casos reais que lhes garantem uma formação adequada à qualificação profissional e aos cons-
tantes desafios do mercado. São objetivos do curso:
a) Aprofundar conhecimentos científicos e técnicos na área da Publicidade e do Marketing;
b) Preparar profissionais com capacidade de compreensão e resolução de problemas, aplicando
os seus conhecimentos a contextos amplos e multiunidade curriculares, inusitados e inovadores;
c) Criar competências para a conceção e realização de projetos de investigação aplicadas;
d) Promover a integração e articulação do conhecimento científico e aplicado com o meio
profissional.
Artigo 4.º
Definição da unidade curricular — Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio com relatório
1 — A dissertação de mestrado deve versar um tema da área científica do curso, sendo um
trabalho original trabalho de investigação aplicada com uma componente teórica e bibliografia
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