Despacho n.º 8298/2023

Data de publicação14 Agosto 2023
Data05 Junho 2023
Gazette Issue157
SectionSerie II
ÓrgãoInstituto Politécnico de Lisboa
N.º 157 14 de agosto de 2023 Pág. 148
Diário da República, 2.ª série
PARTE E
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA
Despacho n.º 8298/2023
Sumário: Homologa o Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo da Escola Superior
de Comunicação Social.
No uso das competências legalmente determinadas, designadamente o disposto na alínea o)
do n.º 1 do artigo n.º 92 da Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro (Regime Jurídico das Instituições
de Ensino Superior), conjugado com o disposto na alínea o) do n.º 1 do artigo 26.º dos Estatutos
do Instituto Politécnico de Lisboa, publicados pelo Despacho normativo n.º 20/2009, de 21 de maio,
alterado pelo Despacho normativo n.º 16/2014, de 10 de novembro, homologo o Regulamento de
Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo da Escola Superior de Comunicação Social, que é publicado
em anexo ao presente despacho.
5 de junho de 2023. — O Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, Prof. Doutor Elmano
da Fonseca Margato.
ANEXO
Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo da Escola Superior de Comunicação Social
Preâmbulo
O Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo foi revisto e aprovado em reunião de
Conselho Pedagógico de 1 de março de 2023 e ratificado em reunião do Conselho Técnico Cien-
tífico de 8 de março de 2023.
Artigo 1.º
Objeto
A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Audiovisual e Multi-
média/Gestão Estratégica das Relações Públicas/Jornalismo/Publicidade e Marketing.
Artigo 2.º
Destinatários
Os Mestrados em Audiovisual e Multimédia/Gestão Estratégica das Relações Públicas/Jor-
nalismo/Publicidade e Marketing destinam -se aos licenciados nestas áreas de formação e/ou a
outros públicos com áreas de formação afins e/ou experiência profissional relevante na área, com
a ressalva de que as situações em que se encontrem respeitem a legislação em vigor.
Artigo 3.º
Objetivos dos cursos
1 — O mestrado em Audiovisual e Multimédia combina as dimensões teórica e prática, permi-
tindo uma aproximação dos estudantes ao mercado empresarial. Pretende -se que os estudantes
sejam capazes de resolver problemas comunicacionais. Para tal, são fornecidas competências
profissionais no domínio da conceção e desenvolvimento de produtos audiovisuais e multimédia.
São objetivos do curso:
a) Conjugar uma dimensão estratégica e de reflexão com competências profissionais da
especialidade;
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b) Preparar profissionais capacitados para resolver problemas comunicacionais com recurso
a soluções audiovisuais e multimédia;
c) Contribuir para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores capazes de gerar
valor e melhorar a qualidade da vida em sociedade;
d) Desenvolver as capacidades de investigação aplicada, contribuindo para o progresso do
conhecimento no campo do Audiovisual e Multimédia.
2 — O mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas permite a atualização dos
pro - fissionais em exercício e o consolidar de capacidades analíticas e técnicas dos recém -licenciados
na área das Relações Públicas/Comunicação Pública. Num mundo complexo, a gestão das relações
entre diferentes públicos é prioritária tanto em contextos comunicacionais analógicos como digitais.
As Relações Públicas emergem assim como um meio de expressar a identidade das empresas,
ou de quaisquer outras organizações, permitindo -lhes ser conhecidas e reconhecidas pelos seus
diferentes interlocutores. São objetivos do curso:
a) Capacitar os estudantes enquanto profissionais de RP (Comunicação Estratégica) para liderar
e inovar na gestão de todos os processos comunicacionais — tanto ao nível da investigação e plani-
ficação, como da implementação e avaliação — em organizações de diferentes setores de atividade;
b) Possibilitar aos mestrandos a reflexão sobre os avanços científicos e técnicos visando tanto
a investigação fundamental como a investigação aplicada nos domínios em questão;
c) Integrar de forma inovadora a investigação e a prática (estudo de casos) com especial
atenção aos contextos multiculturais.
3 — O mestrado em Jornalismo pretende aliar uma componente de formação profissional e
experimental a uma componente de formação cultural e de investigação aplicada. Pretende -se
aprofundar as problemáticas dos estudos sobre os media e o jornalismo e dotar os estudantes de
competências específicas em áreas de especialização jornalística. São objetivos do curso:
a) Saber problematizar questões críticas do jornalismo contemporâneo e refletir sobre as
implicações éticas e sociais resultantes do exercício da profissão;
b) Desenvolver competências no domínio do jornalismo temático (político, cultural e de ciência,
económico, jurídico e desportivo);
c) Aprofundar as práticas, linguagens e técnicas em que assenta o exercício do jornalismo,
desde o jornalismo televisivo e radiofónico ao jornalismo de imprensa e digital.
4 — O mestrado em Publicidade e Marketing pretende desenvolver e aprofundar conhecimen-
tos nas áreas da Publicidade e do Marketing, assim como dotar os estudantes de competências
técnicas e científicas que lhes permitam lidar com situações novas e inovadoras, propícias a uma
atuação pautada pela proatividade e competitividade. Os estudantes lidam com situações práticas
e casos reais que lhes garantem uma formação adequada à qualificação profissional e aos cons-
tantes desafios do mercado. São objetivos do curso:
a) Aprofundar conhecimentos científicos e técnicos na área da Publicidade e do Marketing;
b) Preparar profissionais com capacidade de compreensão e resolução de problemas, aplicando
os seus conhecimentos a contextos amplos e multiunidade curriculares, inusitados e inovadores;
c) Criar competências para a conceção e realização de projetos de investigação aplicadas;
d) Promover a integração e articulação do conhecimento científico e aplicado com o meio
profissional.
Artigo 4.º
Definição da unidade curricular — Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio com relatório
1 — A dissertação de mestrado deve versar um tema da área científica do curso, sendo um
trabalho original trabalho de investigação aplicada com uma componente teórica e bibliografia

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