Despacho n.º 7980/2022

Data de publicação29 Junho 2022
Data14 Abril 2022
Gazette Issue124
SeçãoSerie II
ÓrgãoFundação Terras de Santa Maria da Feira
N.º 124 29 de junho de 2022 Pág. 437
Diário da República, 2.ª série
PARTE I
FUNDAÇÃO TERRAS DE SANTA MARIA DA FEIRA
Despacho n.º 7980/2022
Sumário: Alteração da estrutura curricular e plano de estudos do curso técnico superior profissio-
nal em Gestão de Turismo do ISVOUGA.
Ao abrigo do disposto nos artigos 75.º a 80.º do Decreto -Lei n.º 74/2006 de 24 de março, na
redação que lhe foi dada pelo Decreto -Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, o início de funcionamento
das alterações de plano de estudos está sujeito a comunicação prévia à Direção -Geral do Ensino
Superior e à publicação na 2.ª série do Diário da República. Nestes termos, e uma vez cumprido o
dever de comunicação prévia da alteração do plano de estudos à Direção -Geral do Ensino Superior,
realizada em 14 de abril de 2022 e notificado por esta em 08 de junho de 2022, a Fundação Terras
de Santa Maria da Feira, entidade instituidora do ISVOUGA — Instituto Superior de Entre o Douro
e Vouga, vem publicar a alteração da estrutura curricular e plano de estudos do Curso Técnico
Superior Profissional em Gestão de Turismo, registado sob o n.º R/Cr 42.2/2016, de 14/04/2022,
aprovado pelo Aviso n.º 1995/2018.
1 — Instituição de ensino superior: Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (4283)
2 — Curso Técnico Superior Profissional: Gestão de Turismo (T125)
3 — Área de educação e formação: 812 — Turismo e lazer
4 — Condições de Ingresso: Uma das seguintes áreas: Gestão; Português; Economia; Marketing
5 — Localidades de ministração: Santa Maria da Feira
6 — Número máximo de estudantes:
6.1 — A admitir em cada ano letivo: 25
6.2 — Total de inscritos em simultâneo: 55
7 — Perfil Profissional:
7.1 — Descrição Geral
Planear, desenvolver, promover e comercializar atividades, produtos e/ou serviços turísticos
em entidades que efetuem operações diversificadas neste setor.
7.2 — Atividades Principais
a) Desenvolver operações turísticas, nomeadamente, culturais e naturais, propondo roteiros
e/ou visitas ajustadas às motivações e interesses da procura;
b) Organizar, acompanhar e controlar a realização de eventos, de conferências e de programas
de animação turística e de programas especiais para grupos;
c) Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas;
d) Elaborar as estratégias de marketing numa empresa turística;
e) Gerir a relação entre a procura e a oferta turística;
f) Promover a comercialização de produtos e serviços turísticos existentes, conceber outros
que sejam inovadores e ajustados às motivações e tendências da procura;
g) Coordenar serviços especializados no âmbito das agências de viagens, empresas de ani-
mação turística e departamentos comerciais de outras empresas do setor;
h) Coordenar recursos e equipas de trabalho na execução de atividades turísticas;
i) Gerir uma área, uma secção, um departamento ou uma pequena empresa de atividades
turísticas;
j) Elaborar itinerários turísticos.
8 — Referencial de competências:
8.1 — Conhecimentos
a) Conhecimentos fundamentais em técnicas e recursos da expressão oral e escrita em língua
inglesa e francesa;
b) Conhecimentos especializados na elaboração de programas de animação;
c) Conhecimentos especializados sobre a organização de eventos de diferentes tipologias;

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