Despacho n.º 7980/2022
Data de publicação | 29 Junho 2022 |
Data | 14 Abril 2022 |
Gazette Issue | 124 |
Seção | Serie II |
Órgão | Fundação Terras de Santa Maria da Feira |
N.º 124 29 de junho de 2022 Pág. 437
Diário da República, 2.ª série
PARTE I
FUNDAÇÃO TERRAS DE SANTA MARIA DA FEIRA
Despacho n.º 7980/2022
Sumário: Alteração da estrutura curricular e plano de estudos do curso técnico superior profissio-
nal em Gestão de Turismo do ISVOUGA.
Ao abrigo do disposto nos artigos 75.º a 80.º do Decreto -Lei n.º 74/2006 de 24 de março, na
redação que lhe foi dada pelo Decreto -Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, o início de funcionamento
das alterações de plano de estudos está sujeito a comunicação prévia à Direção -Geral do Ensino
Superior e à publicação na 2.ª série do Diário da República. Nestes termos, e uma vez cumprido o
dever de comunicação prévia da alteração do plano de estudos à Direção -Geral do Ensino Superior,
realizada em 14 de abril de 2022 e notificado por esta em 08 de junho de 2022, a Fundação Terras
de Santa Maria da Feira, entidade instituidora do ISVOUGA — Instituto Superior de Entre o Douro
e Vouga, vem publicar a alteração da estrutura curricular e plano de estudos do Curso Técnico
Superior Profissional em Gestão de Turismo, registado sob o n.º R/Cr 42.2/2016, de 14/04/2022,
aprovado pelo Aviso n.º 1995/2018.
1 — Instituição de ensino superior: Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (4283)
2 — Curso Técnico Superior Profissional: Gestão de Turismo (T125)
3 — Área de educação e formação: 812 — Turismo e lazer
4 — Condições de Ingresso: Uma das seguintes áreas: Gestão; Português; Economia; Marketing
5 — Localidades de ministração: Santa Maria da Feira
6 — Número máximo de estudantes:
6.1 — A admitir em cada ano letivo: 25
6.2 — Total de inscritos em simultâneo: 55
7 — Perfil Profissional:
7.1 — Descrição Geral
Planear, desenvolver, promover e comercializar atividades, produtos e/ou serviços turísticos
em entidades que efetuem operações diversificadas neste setor.
7.2 — Atividades Principais
a) Desenvolver operações turísticas, nomeadamente, culturais e naturais, propondo roteiros
e/ou visitas ajustadas às motivações e interesses da procura;
b) Organizar, acompanhar e controlar a realização de eventos, de conferências e de programas
de animação turística e de programas especiais para grupos;
c) Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas;
d) Elaborar as estratégias de marketing numa empresa turística;
e) Gerir a relação entre a procura e a oferta turística;
f) Promover a comercialização de produtos e serviços turísticos existentes, conceber outros
que sejam inovadores e ajustados às motivações e tendências da procura;
g) Coordenar serviços especializados no âmbito das agências de viagens, empresas de ani-
mação turística e departamentos comerciais de outras empresas do setor;
h) Coordenar recursos e equipas de trabalho na execução de atividades turísticas;
i) Gerir uma área, uma secção, um departamento ou uma pequena empresa de atividades
turísticas;
j) Elaborar itinerários turísticos.
8 — Referencial de competências:
8.1 — Conhecimentos
a) Conhecimentos fundamentais em técnicas e recursos da expressão oral e escrita em língua
inglesa e francesa;
b) Conhecimentos especializados na elaboração de programas de animação;
c) Conhecimentos especializados sobre a organização de eventos de diferentes tipologias;
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