Despacho n.º 724/2018 de 10 de maio de 2018

Data de publicação10 Maio 2018
Número da edição90
ÓrgãoSecretaria Regional da Educação e Cultura
SeçãoSérie 2
II SÉRIE Nº 90 QUINTA-FEIRA, 10 DE MAIO DE 2018
PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES GABINETE DE EDIÇÃO DO JORNAL OFICIAL HTTP://JO.AZORES.GOV.PT GEJO@AZORES.GOV.PT
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Despacho n.º 724/2018 de 10 de maio de 2018
Nos termos previstos no n.º 4 do artigo 224.º do Estatuto do Pessoal Docente da Educação Pré-
Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário na Região Autónoma dos Açores, na redação que lhe foi
dada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 25/2015/A de 17 de dezembro, considera-se a realização do
evento “Re…pensar o ensino da Matemática:
Dinâmicas de Promoção do Sucesso Escolar” na sua 7.ª edição, numa iniciativa da EBI de Capelas e
EBI da Lagoa, o evento terá a duração de 18 horas, distribuídas por 3 dias, de 9 a 11 de julho de 2018, e
decorrerá no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – Nonagon, na cidade de Lagoa, relevante
para os docentes da Região Autónoma dos Açores que participem no evento.
Entre as várias ações que estão a ser implementadas no âmbito do Projeto Prof DA, a EBI de
Capelas, e a EBI de Lagoa, pretendem organizar em conjunto o evento “Re…pensar o ensino da
Matemática: Dinâmicas de Promoção do Sucesso Escolar – 7.ª Edição”, com o objetivo de promover a
necessária divulgação e reflexão sobre as novas estratégias para a aprendizagem da Matemática, que
estão em fase de implementação na Região no contexto do Projeto Prof DA desde setembro de 2015.
Esta iniciativa insere-se no âmbito do Programa ProSucesso – Açores pela Educação pretendendo-se
capacitar os docentes na área da Matemática, de modo a articular a Educação Pré-Escolar com o 1.º e 2.
º Ciclos do Ensino Básico, para os restantes níveis de ensino.
Repensar o ensino da Matemática é o tema central deste evento, em que se pretende refletir sobre a
abordagem de novas estratégias para a aprendizagem desta disciplina. Estas estratégias têm sido
implementadas no contexto da oficina “Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de
Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico” e são baseadas em estudos provenientes das
neurociências cognitivas e inspiradas em casos de sucesso do ensino da matemática no mundo, como
são os exemplos da Finlândia e Singapura.
Assim determina-se que:
- Para os professores que desempenham as suas funções profissionais nos grupos de docência, 100 -
Educação Pré-Escolar, 101 – Educação Especial – Educação Pré- Escolar , 110 – 1.º Ciclo do Ensino
Básico, 111 - Educação Especial – 1.º Ciclo do Ensino Básico, que comprovem a sua participação, com
a apresentação do respetivo certificado na unidade orgânica onde desempenhem funções, considera-se
que cumpriram o requisito de formação contínua creditada correspondente a 1 unidade de crédito, para
os efeitos previstos no artigo 245.º do Estatuto da Carreira Docente, na redação que lhe foi dada pelo
Decreto Legislativo Regional n.º 25/2015/A de 17 de dezembro.
7 de maio de 2018. - O Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino de Freitas de Meneses.

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