Despacho n.º 6648/2020
Data de publicação | 25 Junho 2020 |
Seção | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Despacho n.º 6648/2020
Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de secretariado em Saúde da Escola Superior de Saúde de Santarém, do Instituto Politécnico de Santarém.
Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Secretariado em Saúde, a ministrar pela Escola Superior de Saúde de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém;
Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 4443/2020, de 13 de abril:
Determino:
É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Secretariado em Saúde da Escola Superior de Saúde de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém.
8 de maio de 2020. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Instituição de ensino superior:
Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Saúde de Santarém.
2 - Curso técnico superior profissional:
T513 - Secretariado em Saúde.
3 - Número de registo:
R/Cr 70/2020.
4 - Área de educação e formação:
729 - Saúde - programas não classificados noutra área de formação.
5 - Perfil profissional:
5.1 - Descrição geral:
Planear, gerir e realizar atividades de secretariado em instituições de saúde.
5.2 - Atividades principais:
a) Planear e executar de forma autónoma as atividades de secretariado em instituições de saúde;
b) Desenvolver as atividades de atendimento ao cidadão e de processamento de informação em saúde garantindo a confidencialidade dos dados;
c) Planear o desenvolvimento de atividades, a organização e monitorização do trabalho de modo a garantir um atendimento célere, profissional e personalizado à condição de saúde do cidadão;
d) Transmitir informação fundamentada, atualizada e adaptada à condição de saúde da pessoa;
e) Desenvolver a capacidade empreendedora na criação de projetos e gestão da qualidade;
f) Registar nos diferentes sistemas de informação e referenciação com recurso às tecnologias de informação e comunicação.
6 - Referencial de competências:
6.1 - Conhecimentos:
a) Conhecimentos profundos de estratégias e técnicas de comunicação e relacionamento interpessoal;
b) Conhecimentos profundos de técnicas administrativas e processamento de informação em saúde;
c) Conhecimentos profundos sobre arquivo e práticas de documentação;
d) Conhecimentos profundos de normas e leis aplicáveis à proteção de dados de saúde;
e) Conhecimentos abrangentes de legislação, gestão e administração em saúde;
f) Conhecimentos abrangentes em língua portuguesa com ou sem recurso às tecnologias de informação e comunicação;
g) Conhecimentos abrangentes em língua francesa com ou sem recurso às tecnologias de informação e comunicação;
h) Conhecimentos abrangentes de desenvolvimento pessoal;
i) Conhecimentos fundamentais na área da gestão dos sistemas de saúde e da qualidade;
j) Conhecimentos abrangentes sobre terminologia clínica, estruturas e funções do corpo humano;
k) Conhecimentos abrangentes de políticas de saúde e sistemas de informação;
l) Conhecimentos abrangentes em segurança e saúde no local de trabalho;
m) Conhecimentos fundamentais...
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