Despacho n.º 6648/2020

Data de publicação25 Junho 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior

Despacho n.º 6648/2020

Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de secretariado em Saúde da Escola Superior de Saúde de Santarém, do Instituto Politécnico de Santarém.

Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Secretariado em Saúde, a ministrar pela Escola Superior de Saúde de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém;

Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 4443/2020, de 13 de abril:

Determino:

É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Secretariado em Saúde da Escola Superior de Saúde de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém.

8 de maio de 2020. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.

ANEXO

1 - Instituição de ensino superior:

Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Saúde de Santarém.

2 - Curso técnico superior profissional:

T513 - Secretariado em Saúde.

3 - Número de registo:

R/Cr 70/2020.

4 - Área de educação e formação:

729 - Saúde - programas não classificados noutra área de formação.

5 - Perfil profissional:

5.1 - Descrição geral:

Planear, gerir e realizar atividades de secretariado em instituições de saúde.

5.2 - Atividades principais:

a) Planear e executar de forma autónoma as atividades de secretariado em instituições de saúde;

b) Desenvolver as atividades de atendimento ao cidadão e de processamento de informação em saúde garantindo a confidencialidade dos dados;

c) Planear o desenvolvimento de atividades, a organização e monitorização do trabalho de modo a garantir um atendimento célere, profissional e personalizado à condição de saúde do cidadão;

d) Transmitir informação fundamentada, atualizada e adaptada à condição de saúde da pessoa;

e) Desenvolver a capacidade empreendedora na criação de projetos e gestão da qualidade;

f) Registar nos diferentes sistemas de informação e referenciação com recurso às tecnologias de informação e comunicação.

6 - Referencial de competências:

6.1 - Conhecimentos:

a) Conhecimentos profundos de estratégias e técnicas de comunicação e relacionamento interpessoal;

b) Conhecimentos profundos de técnicas administrativas e processamento de informação em saúde;

c) Conhecimentos profundos sobre arquivo e práticas de documentação;

d) Conhecimentos profundos de normas e leis aplicáveis à proteção de dados de saúde;

e) Conhecimentos abrangentes de legislação, gestão e administração em saúde;

f) Conhecimentos abrangentes em língua portuguesa com ou sem recurso às tecnologias de informação e comunicação;

g) Conhecimentos abrangentes em língua francesa com ou sem recurso às tecnologias de informação e comunicação;

h) Conhecimentos abrangentes de desenvolvimento pessoal;

i) Conhecimentos fundamentais na área da gestão dos sistemas de saúde e da qualidade;

j) Conhecimentos abrangentes sobre terminologia clínica, estruturas e funções do corpo humano;

k) Conhecimentos abrangentes de políticas de saúde e sistemas de informação;

l) Conhecimentos abrangentes em segurança e saúde no local de trabalho;

m) Conhecimentos fundamentais...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT