Despacho n.º 639/2021
Data de publicação | 14 Janeiro 2021 |
Seção | Serie II |
Órgão | Universidade de Coimbra |
Despacho n.º 639/2021
Sumário: Alteração ao Regulamento da Reitoria da Universidade de Coimbra.
Alteração ao Regulamento da Reitoria da Universidade de Coimbra
Preâmbulo
A Divisão de Comunicação foi criada em 2019, mas já anteriormente se encontrava integrada na estrutura orgânica da Reitoria sob a forma de Projeto Especial "Imagem, Media e Comunicação" (PIMC), tendo vindo a permitir a consolidação e construção paulatina de um conjunto de capacidades de comunicação na Universidade de Coimbra (UC).
Contudo, os novos desafios, que ultrapassam as fronteiras da comunicação tradicional, exigem uma visão mais ampla da atividade, colocando no marketing um papel fundamental na criação de valor de uma Universidade. A falta de recursos especializados em áreas determinantes do marketing e a inexistência de um plano e estratégia de marketing de curto, médio e longo prazo por parte da Universidade de Coimbra, concebem, não só ineficiência na capacidade de trabalho e criação de valor das várias Unidades da Universidade, mas também representam um desaproveitamento do potencial das várias ferramentas do Marketing em prol da construção de uma Marca UC mais forte e impactante.
Assim, considerando que o marketing constitui uma grande aposta do plano de ação, é criado o Núcleo de Marketing da Universidade de Coimbra (NMAR), integrado no Gabinete do Reitor, com competências nos domínios do Marketing, Produção Audiovisual e Design de Comunicação, assegurando o desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e ações promocionais que concorram para a divulgação das principais valências da Universidade de Coimbra, em consonância com as orientações estratégicas definidas pela Reitoria, com o objetivo de reforçar a Marca UC.
O Núcleo de Marketing assegurará também a gestão e monitorização das redes sociais institucionais, juntamente com o desenvolvimento de plataformas digitais de comunicação, promovendo eficientemente o potencial dos motores de busca e publicidade digital, monitorizando todos os dados estatísticos relacionados com o Marketing.
Em consequência da presente alteração ao Regulamento da Reitoria, o Núcleo de Marketing passará a assumir algumas das competências que até então vinham sendo assumidas pela Divisão de Comunicação, na área do marketing.
Por sua vez, competirá à Divisão de Comunicação o desenvolvimento e divulgação de conteúdos noticiosos e informativos, estabelecendo um bom relacionamento entre a UC e os órgãos de comunicação social, agindo como o...
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO