Despacho n.º 5948/2018

Data de publicação18 Junho 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoEconomia - Instituto Português da Qualidade, I. P.

Despacho n.º 5948/2018

Aprovação de Modelo n.º 245.30.17.3.48

No uso da competência conferida pela alínea b), do n.º 1, do artigo 8.º, do Decreto-Lei n.º 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria n.º 962/90, de 9 de outubro e da Portaria n.º 389/98, de 6 de julho, aprovo o Manómetro para Pneumáticos de Veículos Automóveis, marca Excel, modelo PNT, requerido por GASODATA - Equipamentos para Combustíveis e Electrónica, Lda., com sede na Rua Alfredo da Silva, 34, Abóboda, 2785-656 São Domingos de Rana.

I - Descrição sumária

Trata-se de um manómetro para pneumáticos de veículos automóveis eletrónico, com dispositivo de pré-marcação, para fixação numa parede ou num pedestal.

O manómetro Excel, modelo PNT, possui uma válvula de duplo comando, controlado por um circuito eletrónico interno, que garante o processo de carga e descarga do pneumático. A válvula pneumática tem três posições, como tomada de pressão pelo sensor, enchimento e vazamento do pneu.

As medições de pressões são efetuadas internamente, comparando o valor da pressão do pneumático com o valor introduzido pelo utilizador e desta forma, determina se tem de vazar ou encher o pneumático de forma que ambos valores coincidam ou sejam os mais próximos possíveis.

No caso de o pneumático se encontrar vazio o manómetro tem o mesmo comportamento mas é exigido ao utilizador o pressionar do botão de pneumático vazio para que possa funcionar.

O modelo PNT encontra-se disponível em 4 versões, todas com os mesmos componentes mecânicos e eletrónicos e com as mesmas características metrológicas, com a exceção dos intervalos de medição, que diferem consoante se trate de unidades autónomas ou não, ou seja, com compressor incorporado ou unidades em que o ar comprimido é fornecido a partir de uma instalação com um compressor central.

A imagem exterior das versões 4 e 5 do manómetro pneumático PNT, difere ligeiramente no seu formato e nos autocolantes explicativos e decorativos, conforme publicado em anexo a este Despacho.

As versões autónomas (#A) são constituídas por um pequeno armário, onde se encontra instalado no seu interior um pequeno compressor.

II - Características metrológicas

As principais características técnicas deste manómetro são as seguintes:

Limites da pressão de entrada: 10 a 12 bar;

Caudal médio de enchimento de pneumáticos: 0,5 a 1,1 m3/min;

Menor divisão: 0,1 bar;

Gama de funcionamento:

(ver documento original)

III - Inscrições

Os instrumentos comercializados ao abrigo deste Despacho de aprovação...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT