Despacho n.º 5499/2021

Data de publicação02 Junho 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoNegócios Estrangeiros - Gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros

Despacho n.º 5499/2021

Sumário: Designa Tiago Pitta e Cunha como comissário português para a Conferência Internacional «Oceanos, Conhecimento e Globalização».

Em 1 de abril de 2019, no âmbito das comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação, comandada por Fernão de Magalhães e finalizada por Juan Sebastián Elcano, os Governos de Espanha e de Portugal, em Declaração, consideraram esta expedição como o primeiro grande feito da globalização do nosso planeta.

Com efeito, para além da sua relevância geográfica e naval, a expedição implicou enormes avanços nos âmbitos científico, cultural e económico e revolucionou as ciências náuticas, hidrográficas e cartográficas.

Desde então, as comunicações, o transporte e o comércio não voltaram a ser os mesmos, abrindo ligações antes desconhecidas e configurando o mundo que hoje conhecemos.

De entre o programa de ações conjuntas apresentado pelos dois governos para comemorar este feito, destaca-se a organização da Conferência Internacional «Oceanos, Conhecimento e Globalização» que terá lugar, durante o primeiro semestre de 2022, em Portugal e Espanha.

Para tal, os dois governos acordaram nomear um Comissário nacional cada um, competindo-lhes assegurar a preparação e a organização da Conferência.

O Comissário português irá dirigir uma equipa constituída por técnicos superiores do Centro de Competências de Apoio à Política Externa do Estado, sob coordenação da Direção-Geral de Política Externa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Os encargos relacionados com a organização desta Conferência serão também, no que seja responsabilidade portuguesa, suportados pelo orçamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Assim, designo Tiago Pitta e Cunha como Comissário português para a Conferência Internacional «Oceanos, Conhecimento e Globalização», cuja idoneidade, competência e experiência profissionais são evidenciadas na nota curricular publicada em anexo ao presente despacho e que dele faz parte integrante.

17 de maio de 2021. - O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Ernesto Santos Silva.

ANEXO

Nota Curricular

Tiago Pitta e Cunha é atualmente o Diretor Executivo da Fundação Oceano Azul, uma organização filantrópica exclusivamente dedicada à sustentabilidade do oceano, sediada em Portugal mas com o objetivo de atuar internacionalmente. Foi membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa e Conselheiro para o Ambiente, Ciência e Assuntos Marítimos do antigo Presidente de Portugal. Foi galardoado pelo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT