Despacho n.º 5307/2018

Data de publicação28 Maio 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoTrabalho, Solidariedade e Segurança Social - Gabinete da Secretária de Estado da Segurança Social

Despacho n.º 5307/2018

No dia 15 de outubro de 2017 deflagraram diversos incêndios de grandes dimensões que afetaram um conjunto de concelhos em todo o país, com especial incidência nas regiões Centro e Norte, provocando, para além das trágicas consequências ao nível da perda de vidas humanas, danos e prejuízos em habitações e empresas localizadas, com reflexos na estabilidade dos empregos por elas garantidos, bem como nas atividades agrícola e florestal, colocando famílias, indivíduos e empresas em situação vulnerável.

Face à excecionalidade destes incêndios, foram de imediato aprovadas medidas de urgência de apoio às populações e empresas, com incidência na esfera de competências do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, através da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 167-B/2017, de 2 de novembro, concretizadas na Portaria n.º 347-A/2017, de 13 de novembro.

Entre estas medidas, foi previsto um regime excecional e temporário de isenção total do pagamento de contribuições à segurança social durante um período de 6 meses para as empresas e trabalhadores independentes, cuja atividade tenha sido diretamente afetada pelos incêndios em questão. Esta medida abrange as remunerações devidas entre os meses de novembro de 2017 e abril de 2018.

Assim,

Considerando que no âmbito desta medida encontram-se a ser apoiadas 349 entidades empregadoras, abrangendo 3188 trabalhadores, que se encontram em processo de restabelecimento da sua capacidade produtiva, e 222 trabalhadores independentes.

Considerando ainda que, nos termos do ponto 1, da subalínea iv) da alínea b) do ponto 3 da RCM n.º 167-B/2017, de 2 de novembro, esta medida é prorrogável até ao máximo de 6 meses.

Considerando que o artigo 53.º da Portaria n.º...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT