Despacho n.º 5251/2021

Data de publicação25 Maio 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoInfraestruturas e Habitação - Gabinete do Secretário de Estado das Infraestruturas

Despacho n.º 5251/2021

Sumário: Declara a utilidade pública, com caráter de urgência, da expropriação dos bens imóveis e direitos a eles inerentes, necessários à «modernização da linha da Beira Alta - troço Mangualde-Guarda, subtroço Celorico da Beira-Guarda».

Nos termos do Decreto-Lei n.º 91/2015, de 29 de maio, a Infraestruturas de Portugal, S. A., é a entidade gestora das infraestruturas ferroviárias e rodoviárias nacionais, detendo, para o efeito, os poderes, prerrogativas e obrigações conferidos ao Estado pelas disposições legais e regulamentares aplicáveis.

Nesta qualidade, compete-lhe zelar pela manutenção permanente das condições de infraestruturação e conservação e pela segurança da circulação ferroviária, na perspetiva de proporcionar um serviço de mobilidade moderno, eficiente e seguro.

Para a prossecução desses objetivos, realça-se que a modernização da linha da Beira Alta entre Mangualde e Guarda, onde o subtroço Celorico da Beira-Guarda se insere, faz parte integrante do Corredor Internacional Norte e é um dos projetos prioritários definidos no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI 3+) para o horizonte 2014-2020.

O presente subtroço da linha da Beira Alta entre Celorico da Beira e Guarda, entre o km 163,400 e o km 209,425, terá uma extensão de 46 km.

Considerando que o principal objetivo desta intervenção é o aumento da capacidade da linha da Beira Alta, beneficiando diretamente a quota do transporte ferroviário de mercadorias ao longo do eixo Lisboa-Aveiro-Porto-Vilar Formoso, e simultaneamente dotando a linha de características que promovam a eficiência e a competitividade do transporte ferroviário, e o reforço da ligação ferroviária do norte e centro de Portugal com a Europa, potenciado a competitividade da economia nacional;

Considerando ainda que a relevância deste empreendimento, com repercussões positivas na vertente ferroviária, de que se destacam o incremento das condições de segurança da exploração ferroviária, com a eliminação de passagens de nível, a redução dos custos de manutenção privilegiando o uso da plataforma existente, a melhoria das atuais condições de exploração ferroviária, a obtenção de significativos ganhos ambientais, configura uma situação de interesse público com caráter urgente;

Considerando por fim que para a concretização da modernização da linha da Beira Alta, no subtroço entre Celorico da Beira e Guarda, e de modo a cumprir com os prazos fixados, torna-se imprescindível a tempestiva...

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