Despacho n.º 5008/2022

Data de publicação28 Abril 2022
Gazette Issue82
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior
N.º 82 28 de abril de 2022 Pág. 35
Diário da República, 2.ª série
PARTE C
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR
Direção-Geral do Ensino Superior
Despacho n.º 5008/2022
Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Gestão dos Negócios Inter-
nacionais do ISLA — Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém.
Instruído e apreciado, nos termos do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação
atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Gestão dos Negócios
Internacionais, a ministrar pelo ISLA — Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém;
Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º -T do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março,
na sua redação atual, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 4443/2020,
de 13 de abril:
Determino:
É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação
do curso técnico superior profissional de Gestão dos Negócios Internacionais do ISLA — Instituto
Superior de Gestão e Administração de Santarém.
12 de março de 2022. — A Diretora -Geral do Ensino Superior, Maria da Conceição Saraiva
da Silva Costa Bento.
ANEXO
1 — Estabelecimento de ensino superior:
ISLA — Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém.
2 — Curso técnico superior profissional:
T569 — Gestão dos Negócios Internacionais.
3 — Número de registo:
R/Cr 4/2022.
4 — Área de educação e formação:
345 — Gestão e administração.
5 — Perfil profissional:
5.1 — Descrição geral:
Gerir as operações de comércio internacional e contribuir para o desenvolvimento internacional
sustentável da empresa, através da pesquisa e da monitorização de mercados internacionais nos
quais a empresa opera, e da promoção, da negociação, da realização e do acompanhamento das
suas vendas nos mercados estrangeiros, simultaneamente otimizando processos de importação.
5.2 — Atividades principais:
a) Elaborar estudos de mercado relativos aos segmentos estratégicos do mercado -alvo da
empresa e ao posicionamento e estratégia de marketing nos mercados externos;
b) Gerir processos de exportação e de importação, bem como a atividade internacional da
empresa;
c) Coordenar os serviços documentais e logísticos de apoio às atividades internacionais da
empresa;

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