Despacho n.º 4845/2020
Data de publicação | 22 Abril 2020 |
Seção | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Despacho n.º 4845/2020
Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Secretariado Clínico da Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Secretariado Clínico, a ministrar pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 7240/2016, de 2 de junho:
Determino:
É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Secretariado Clínico da Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
27 de março de 2020. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Instituição de ensino superior:
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola Superior de Saúde.
2 - Curso técnico superior profissional:
T467 - Secretariado Clínico.
3 - Número de registo:
R/Cr 23/2020.
4 - Área de educação e formação:
729 - Saúde - programas não classificados noutra área de formação.
5 - Perfil profissional:
5.1 - Descrição geral:
Planear, gerir e executar atividades de secretariado clínico em instituições de saúde.
5.2 - Atividades principais:
a) Assegurar uma boa gestão documental, de informação no contexto institucional;
b) Registar nos diferentes sistemas de informação e referenciação;
c) Planear autonomamente as atividades de secretariado clínico;
d) Executar as atividades de secretariado clínico inerentes ao funcionamento institucional;
e) Desenvolver a capacidade empreendedora na criação de projetos e gestão da qualidade;
f) Planear e colaborar na organização, implementação e manutenção de um arquivo documental funcional e confidencial;
g) Fornecer informação clara e concisa, adaptada à condição de saúde do utente;
h) Desenvolver procedimentos e técnicas adequadas de primeiros socorros e suporte básico de vida;
i) Aplicar os princípios éticos e deontológicos, respeitando as normas da instituição;
j) Estabelecer com os utentes, cuidadores e outros profissionais uma atitude responsável, assertiva.
6 - Referencial de competências:
6.1 - Conhecimentos:
a) Conhecimentos abrangentes sobre estratégias de intervenção em primeiros socorros e suporte básico de...
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