Despacho n.º 4845/2020

Data de publicação22 Abril 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior

Despacho n.º 4845/2020

Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Secretariado Clínico da Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Secretariado Clínico, a ministrar pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 7240/2016, de 2 de junho:

Determino:

É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Secretariado Clínico da Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

27 de março de 2020. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.

ANEXO

1 - Instituição de ensino superior:

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola Superior de Saúde.

2 - Curso técnico superior profissional:

T467 - Secretariado Clínico.

3 - Número de registo:

R/Cr 23/2020.

4 - Área de educação e formação:

729 - Saúde - programas não classificados noutra área de formação.

5 - Perfil profissional:

5.1 - Descrição geral:

Planear, gerir e executar atividades de secretariado clínico em instituições de saúde.

5.2 - Atividades principais:

a) Assegurar uma boa gestão documental, de informação no contexto institucional;

b) Registar nos diferentes sistemas de informação e referenciação;

c) Planear autonomamente as atividades de secretariado clínico;

d) Executar as atividades de secretariado clínico inerentes ao funcionamento institucional;

e) Desenvolver a capacidade empreendedora na criação de projetos e gestão da qualidade;

f) Planear e colaborar na organização, implementação e manutenção de um arquivo documental funcional e confidencial;

g) Fornecer informação clara e concisa, adaptada à condição de saúde do utente;

h) Desenvolver procedimentos e técnicas adequadas de primeiros socorros e suporte básico de vida;

i) Aplicar os princípios éticos e deontológicos, respeitando as normas da instituição;

j) Estabelecer com os utentes, cuidadores e outros profissionais uma atitude responsável, assertiva.

6 - Referencial de competências:

6.1 - Conhecimentos:

a) Conhecimentos abrangentes sobre estratégias de intervenção em primeiros socorros e suporte básico de...

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