Despacho n.º 4627/2023

Data de publicação17 Abril 2023
Data27 Junho 2017
Gazette Issue75
SeçãoSerie II
ÓrgãoFundação Terras de Santa Maria da Feira
N.º 75 17 de abril de 2023 Pág. 361
Diário da República, 2.ª série
PARTE I
FUNDAÇÃO TERRAS DE SANTA MARIA DA FEIRA
Despacho n.º 4627/2023
Sumário: Alteração da estrutura curricular e plano de estudos do curso técnico superior profissional
em Criação e Gestão de Negócios do Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga.
Ao abrigo do disposto nos artigos 75.º a 80.º do Decreto -Lei n.º 74/2006 de 24 de março, na
redação que lhe foi dada pelo Decreto -Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, o início de funcionamento
das alterações de plano de estudos está sujeito a comunicação prévia à Direção -Geral do Ensino
Superior e à publicação na 2.ª série do Diário da República. Nestes termos, e uma vez cumprido o
dever de comunicação prévia da alteração do plano de estudos à Direção -Geral do Ensino Superior,
notificado por esta em 27 de junho de 2017, a Fundação Terras de Santa Maria da Feira, entidade
instituidora do ISVOUGA — Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga, vem publicar a alteração
da estrutura curricular e plano de estudos do Curso Técnico Superior Profissional em Criação de
Gestão de Negócios, registado sob o n.º R/Cr162.1/2015 de 27 -06 -2017, aprovado pelo Aviso
n.º 1880/2016.
1 — Instituição de ensino superior: Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (4283)
2 — Curso Técnico Superior Profissional: Criação e Gestão de Negócios (T173)
3 — Área de educação e formação: 345 — Gestão e administração
4 — Localidades de ministração: Santa Maria da Feira
5 — Número máximo de estudantes:
5.1 — A admitir em cada ano letivo: 20
5.2 — Total de inscritos em simultâneo: 45
6 — Perfil Profissional:
6.1 — Descrição Geral
Gerir o seu próprio negócio e ou empresa, como resposta concreta e sustentável às necessi-
dades de mercado, gerir equipas multidisciplinares, organizar e planear a implementação prática
do negócio e ou empresa, conceber o modelo de negócio mais adequado, bem como delinear a
respetiva estratégia, permitindo o seu desenvolvimento sustentado.
7 — Atividades Principais:
a) Identificar necessidades e ou oportunidades de mercado;
b) Conceber um modelo de negócio;
c) Elaborar um plano de negócio;
d) Gerir negócio e ou empresa;
e) Definir linhas de orientação estratégica;
f) Conceber um sistema de gestão;
g) Gerir o segmento e ou mercado dos produtos (bens e serviços);
h) Gerir os recursos humanos;
i) Gerir recursos financeiros e investimentos;
j) Gerir os processos da criatividade, inovação e empreendedorismo.
8 — Referencial de competências:
8.1 — Conhecimentos
a) Conhecimento abrangente da comunicação tanto na língua materna, como inglesa;
b) Conhecimento especializado da legislação de suporte à atividade empresarial;
c) Conhecimento profundo sobre as principais organizações e tipologias de mercados;
d) Conhecimentos especializado de pesquisa e de prospeção de mercados;
e) Conhecimento profundo dos processos de criatividade, inovação e empreendedorismo;
f) Conhecimento especializado da estratégia e da atividade empresarial;

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