Despacho n.º 4627/2023
Data de publicação | 17 Abril 2023 |
Data | 27 Junho 2017 |
Gazette Issue | 75 |
Seção | Serie II |
Órgão | Fundação Terras de Santa Maria da Feira |
N.º 75 17 de abril de 2023 Pág. 361
Diário da República, 2.ª série
PARTE I
FUNDAÇÃO TERRAS DE SANTA MARIA DA FEIRA
Despacho n.º 4627/2023
Sumário: Alteração da estrutura curricular e plano de estudos do curso técnico superior profissional
em Criação e Gestão de Negócios do Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga.
Ao abrigo do disposto nos artigos 75.º a 80.º do Decreto -Lei n.º 74/2006 de 24 de março, na
redação que lhe foi dada pelo Decreto -Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, o início de funcionamento
das alterações de plano de estudos está sujeito a comunicação prévia à Direção -Geral do Ensino
Superior e à publicação na 2.ª série do Diário da República. Nestes termos, e uma vez cumprido o
dever de comunicação prévia da alteração do plano de estudos à Direção -Geral do Ensino Superior,
notificado por esta em 27 de junho de 2017, a Fundação Terras de Santa Maria da Feira, entidade
instituidora do ISVOUGA — Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga, vem publicar a alteração
da estrutura curricular e plano de estudos do Curso Técnico Superior Profissional em Criação de
Gestão de Negócios, registado sob o n.º R/Cr162.1/2015 de 27 -06 -2017, aprovado pelo Aviso
n.º 1880/2016.
1 — Instituição de ensino superior: Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (4283)
2 — Curso Técnico Superior Profissional: Criação e Gestão de Negócios (T173)
3 — Área de educação e formação: 345 — Gestão e administração
4 — Localidades de ministração: Santa Maria da Feira
5 — Número máximo de estudantes:
5.1 — A admitir em cada ano letivo: 20
5.2 — Total de inscritos em simultâneo: 45
6 — Perfil Profissional:
6.1 — Descrição Geral
Gerir o seu próprio negócio e ou empresa, como resposta concreta e sustentável às necessi-
dades de mercado, gerir equipas multidisciplinares, organizar e planear a implementação prática
do negócio e ou empresa, conceber o modelo de negócio mais adequado, bem como delinear a
respetiva estratégia, permitindo o seu desenvolvimento sustentado.
7 — Atividades Principais:
a) Identificar necessidades e ou oportunidades de mercado;
b) Conceber um modelo de negócio;
c) Elaborar um plano de negócio;
d) Gerir negócio e ou empresa;
e) Definir linhas de orientação estratégica;
f) Conceber um sistema de gestão;
g) Gerir o segmento e ou mercado dos produtos (bens e serviços);
h) Gerir os recursos humanos;
i) Gerir recursos financeiros e investimentos;
j) Gerir os processos da criatividade, inovação e empreendedorismo.
8 — Referencial de competências:
8.1 — Conhecimentos
a) Conhecimento abrangente da comunicação tanto na língua materna, como inglesa;
b) Conhecimento especializado da legislação de suporte à atividade empresarial;
c) Conhecimento profundo sobre as principais organizações e tipologias de mercados;
d) Conhecimentos especializado de pesquisa e de prospeção de mercados;
e) Conhecimento profundo dos processos de criatividade, inovação e empreendedorismo;
f) Conhecimento especializado da estratégia e da atividade empresarial;
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