Despacho n.º 4424/2021
Data de publicação | 30 Abril 2021 |
Seção | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Despacho n.º 4424/2021
Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Análise de Dados e Estudos de Mercado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Análise de Dados e Estudos de Mercado, a ministrar pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria;
Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 4443/2020, de 13 de abril:
Determino:
É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Análise de Dados e Estudos de Mercado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
23 de março de 2021. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Instituição de ensino superior:
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
2 - Curso técnico superior profissional:
T554 - Análise de Dados e Estudos de Mercado.
3 - Número de registo:
R/Cr 10/2021.
4 - Área de educação e formação:
462 - Estatística.
5 - Perfil profissional:
5.1 - Descrição geral:
Planear, gerir e implementar metodologias de recolha de informação relevante para a empresa. Armazenar, manipular, visualizar e analisar dados, garantindo uma comunicação eficiente da informação contida nos dados, a especialistas e não especialista da área, de forma a apoiar na tomada de decisão.
5.2 - Atividades principais:
a) Planear a recolha de dados adequados de acordo com os objetivos da empresa;
b) Recolher informação sobre e para a empresa, através da utilização de instrumentos adequados;
c) Armazenar e gerir os dados e informação recolhida, utilizando ferramentas informáticas adequadas;
d) Preparar os dados e informação recolhida para que possa ser analisada;
e) Criar modelos adequados que permitam responder a diversas questões colocadas do presente e futuro da empresa;
f) Planear ações de melhoria para a empresa, de acordo com os resultados obtidos na análise feita;
g) Planear a realização de estudos de mercado, de acordo com os objetivos da empresa;
h) Implementar uma prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação de acordo com o...
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO