Despacho n.º 3108/2021

Data de publicação23 Março 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade Nova de Lisboa - Reitoria

Despacho n.º 3108/2021

Sumário: Criação do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia - NOVA Smart Campus Living Lab e respetivo regulamento.

Tendo em consideração que:

1) A criação de valor é um dos objetivos estratégicos e parte da missão da Universidade Nova de Lisboa;

2) No Plano Estratégico 2020-2030, aprovado pelo Conselho Geral da NOVA a 26 de novembro de 2019, um dos programas transversais para concretização da estratégia da Universidade é o NOVA DIGITAL;

3) Uma das iniciativas no âmbito do programa transversal NOVA DIGITAL é o NOVA Smart Campus Living Lab;

4) No ponto iv) da alínea b), do n.º 1, do artigo 47.º do Regulamento n.º 705/2020, de 26 de agosto (Regulamento Orgânico dos Serviços da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa), já se encontra criado o programa transversal NOVA DIGITAL;

5) Compete ao Reitor a aprovação do Regulamento próprio destas estruturas, nos termos do n.º 2, do artigo 47.º do Regulamento 705/2020, de 26 de agosto.

Determino a criação do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia - NOVA Smart Campus Living Lab e aprovo o respetivo regulamento, que se anexa ao presente despacho.

Sediado na Reitoria da NOVA, o NOVA Smart Campus Living Lab constitui um dos instrumentos representativos da NOVA para a inovação em produtos e serviços destinados a Espaços Inteligentes e Sustentáveis e tem como intuito dotar todo o espaço do Campus de Campolide de uma infraestrutura tecnológica, de comunicações, e plataforma agregadora de dados sobre vários aspetos do campus, e pôr esta infraestrutura ao serviço da sociedade para o teste e criação de novos produtos e serviços de Espaços Inteligentes e Sustentáveis. Este Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia pretende tornar o Campus de Campolide num espaço tecnologicamente avançado e, em colaboração com investigadores da NOVA, colocá-lo ao serviço da comunidade, como um verdadeiro laboratório vivo para teste e desenvolvimento de soluções que melhorem a vivência e sustentabilidade do espaço.

Para os devidos efeitos, nomeio para Presidente e Diretor Científico do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia - NOVA Smart Campus Living Lab:

Professor Doutor José Júlio Alferes, Presidente;

Professor Doutor Miguel de Castro Neto, Diretor Científico.

14 de fevereiro de 2021. - O Reitor, Prof. Doutor João Sàágua.

ANEXO

Regulamento do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT) da Universidade Nova de Lisboa

NOVA Smart Campus Living Lab

Artigo 1.º

Designação, Natureza e Sede

1 - O Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT) - NOVA Smart Campus Living Lab é um polo para a criação de valor acrescentado e transferência de conhecimento na área de Espaços Inteligentes e Sustentáveis, bem como um laboratório de experimentação e utilização de serviços inteligentes de base territorial que favoreça a emergência de novos negócios e governo dos dados, aberto aos investigadores nacionais, internacionais e empresas, da Universidade Nova de Lisboa (NOVA).

2 - O Nova Smart Campus Living Lab não tem personalidade jurídica, integrando-se para efeitos jurídicos, de gestão corrente e financeira, na Reitoria da NOVA, que funcionará como instituição de acolhimento, cujo regime legal adota.

3 - Todos os contratos ou instrumentos similares celebrados com o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT) - NOVA Smart Campus Living Lab são-no por via da Reitoria da NOVA.

4 - O NOVA Smart Campus Living Lab tem a sua sede na Reitoria da NOVA, Campus de Campolide, 1099-085 Lisboa, Portugal.

5 - Para a experimentação, o laboratório dispõe das infraestruturas e de todo o espaço do Campus de Campolide.

Artigo 2.º

Missão e Objetivos

1 - O NOVA Smart Campus Living Lab tem por missão:

a) Contribuir para fazer do país e da região em que se insere uma referência europeia nas suas áreas tecnológicas estratégicas, favorecendo o desenvolvimento de setores emergentes e a incorporação de tecnologias de uso geral em setores tradicionais para a diversificação e melhoria da competitividade do tecido empresarial;

b) Atuar com base no compromisso de colaboração e coordenação com os restantes agentes da área de gestão e tecnologias da informação, para otimizar as capacidades existentes no território e, conjuntamente...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT