Despacho n.º 1620/2017 de 4 de agosto de 2017
Data de publicação | 04 Agosto 2017 |
Número da edição | 145 |
Órgão | Secretaria Regional da Educação e Cultura |
Seção | Série 2 |
Considerando que, pelo Despacho n.º 1804/2015, de 14 de agosto, publicado no Jornal Oficial II Série, n.º 157, de 14 de agosto de 2015, foi determinada a implementação de uma equipa regional de professores responsável pela produção e divulgação de projetos, práticas e recursos educativos das disciplinas de Português, Matemática e Física e Química, bem como na área de TIC, do ensino básico,
Considerando a necessidade de se dar seguimento a esse projeto, alargando-se a outras disciplinas, bem como de se proceder a alterações na constituição da respetiva equipa;
Assim, ao abrigo do estipulado no artigo 7.º da Orgânica, aprovada pelo Decreto Regulamentar Regional n.º 8/2013/A, de 17 de julho, parcialmente revogado pelo Decreto Regulamentar Regional n.º 4/2015/A, de 20 de fevereiro, e em conformidade com o disposto no artigo 5.º do Decreto Legislativo Regional n.º 25/2015/A, de 17 de dezembro, determino:
1 – Que se mantenha em funcionamento, na dependência da Direção Regional da Educação, a equipa regional responsável pela plataforma de recursos educativos, constituída pelo Despacho n.º 1804/2015, de 14 de agosto, à qual compete:
a. Articular com outros programas já em funcionamento para assegurar a disponibilização de um banco de recursos construídos e testados no âmbito de trabalho desenvolvido, nomeadamente, pela Equipa de Acompanhamento da Educação Básica;
b. Colaborar na construção da estrutura da plataforma digital, onde serão disponibilizados, em áreas específicas consoante se dirigem aos docentes ou aos alunos, recursos e espaços educativos que incrementem a utilização diversificada e contextualizada de recursos na sala de aula e em outros contextos educativos;
c. Moderar fóruns específicos;
d. Atualizar bancos de recursos a disponibilizar na plataforma referida na alínea b) do
presente número;
e. Criar recursos educativos nas disciplinas de Português, Matemática e Física e Química, bem como na área de TIC, do ensino básico;
f. Promover, em linha com a perspetiva integradora e sócio construtivista subjacente ao Currículo Regional da Educação Básica, recursos pedagógicos que promovam aprendizagens significativas, em diálogo com a mundividência da comunidade;
g. Divulgar recursos específicos à comunidade educativa e propor o seu uso em contexto educativo;
h. Divulgar práticas e projetos pedagógicos desenvolvidos em unidades orgânicas da Região;
i. Dinamizar sessões formativas em contexto de escola para fomentar a reflexão crítica sobre os recursos pedagógicos...
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