Despacho n.º 1224/2024
| Data de publicação | 01 Fevereiro 2024 |
| Data | 18 Janeiro 2023 |
| Número da edição | 23 |
| Seção | Serie II |
| Órgão | Defesa Nacional - Estado-Maior-General das Forças Armadas - Instituto Universitário Militar |
N.º 23
1 de fevereiro de 2024
Pág. 52
Diário da República, 2.ª série
PARTE C
DEFESA NACIONAL
Estado-Maior-General das Forças Armadas
Instituto Universitário Militar
Despacho n.º 1224/2024
Sumário: Alteração do registo do curso técnico superior profissional de Tecnologias Militares
Terrestres — Músico Instrumentista e Clarim, da Unidade Politécnica Militar do Instituto
Universitário Militar.
Em cumprimento do disposto nos n.os 6 e 7 do artigo 40.º -U do RJGDES, publicado no Decreto-
-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, e também do despacho da Diretora -Geral do Ensino Superior,
de 18 de setembro de 2023, faz -se saber, nos termos do anexo ao presente despacho e que dele
faz parte integrante, a alteração do registo do Curso Técnico Superior Profissional de Tecnologias
Militares Terrestres — Músico Instrumentista e Clarim, publicado no Diário da República através
do Despacho n.º 6732/2020, de 22 de maio.
Esta alteração foi registada na Direção -Geral do Ensino Superior com o número R/Cr 93.1/2020,
a 18 de setembro de 2023.
7 de novembro de 2023. — O Comandante do IUM, António Martins Pereira, Tenente -General.
ANEXO
6 — Referencial de competências:
6.1 — Conhecimentos:
a) Conhecimentos fundamentais de história, liderança e ética militar;
b) Conhecimentos abrangentes de legislação, organização e recursos militares;
c) Conhecimentos essenciais de português e comunicação;
d) Conhecimentos abrangentes de métodos de apoio à decisão;
e) Conhecimentos fundamentais da formação militar geral;
f) Conhecimentos especializados da técnica e tática de pequenas unidades;
g) Conhecimentos abrangentes e especializados de língua inglesa;
h) Conhecimentos especializados em leituras rítmicas e melódicas, classificação e interpretação
de intervalos e desenvolvimento da memória e ouvido musical;
i) Conhecimentos abrangentes da história da música no geral e das bandas militares em
particular;
j) Conhecimentos especializados de técnicas de análise musical para aplicação da teoria na
prática instrumental, tendo em consideração as várias correntes e estéticas musicais;
k) Conhecimentos abrangentes das sinergias próprias da prática de orquestra/banda militar e
do seu funcionamento específico e geral;
l) Conhecimentos abrangentes do repertório de várias formações de ensemble;
m) Conhecimentos especializados do repertório de orquestra/banda militar;
n) Conhecimentos abrangentes dos processos de análise de obras musicais do repertório
instrumental;
o) Conhecimentos especializados de execução instrumental;
p) Conhecimentos especializados de execução técnica e expressiva de discursos musicais
inerentes a uma formação orquestral/banda militar;
q) Conhecimentos especializados de execução técnica e expressiva de discursos musicais
inerentes a formações de ensemble;
r) Conhecimentos especializados nas áreas da acústica do som e sua propagação;
s) Conhecimentos abrangentes de organologia;
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PARTE C
t) Conhecimentos fundamentais na área da metodologia de investigação;
u) Conhecimentos fundamentais sobre topografia, cartografia, orientação, armamento e tiro.
6.2 — Aptidões:
a) Aplicar as capacidades de comunicação, interpretação e produção textual na língua inglesa;
b) Elaborar estudos, relatórios, pareceres, documentação técnica e administrativa e comuni-
cações ou apresentações escritas e orais;
c) Avaliar o processo de mudança nas organizações;
d) Aplicar os princípios e fundamentos da organização militar;
e) Aplicar e coordenar o cumprimento das leis, normas e regulamentos e demais legislações;
f) Aplicar os métodos de apoio à decisão;
g) Comandar uma Secção de Atiradores (SecAt);
h) Efetuar Combate em Áreas Urbanas (CAU);
i) Atuar em Operações de Resposta a Crises (ORC);
j) Realizar ações de patrulhas;
k) Praticar a técnica, tática e procedimentos da SecAt;
l) Executar um exercício de campo;
m) Coordenar e dinamizar equipas de trabalho;
n) Contribuir para a dinamização sociocultural do Exército Português;
o) Aplicar conhecimentos acústicos e organológicos na análise e interpretação de situações
concretas;
p) Desenvolver sensorialmente a memória auditiva e o ouvido musical;
q) Interpretar as especificações técnicas relativas à leitura de partituras;
r) Dominar a linguagem musical;
s) Ler e aplicar diferentes estilos e géneros musicais;
t) Efetuar leituras rítmicas e/ou melódicas;
u) Desenvolver a técnica performativa de contexto de musica de câmara;
v) Ler diferentes partituras do respetivo instrumento no vasto repertório musical;
w) Identificar e caracterizar os diferentes contextos e períodos da história da música;
x) Desenvolver performances musicais em grupo de câmara e/ou orquestral;
y) Distinguir, relacionar e interpretar as várias correntes e estéticas musicais;
z) Interpretar e aplicar as especificações técnicas de análise musical relativas à leitura de
partituras;
aa) Executar um instrumento musical com elevada técnica e expressividade na interpretação
do vasto repertório musical;
bb) Contextualizar a prática instrumental no cerimonial militar;
cc) Analisar os géneros de reportório militar nas cerimónias e paradas militares;
dd) Analisar, reunir e filtrar informação necessária para a elaboração de um trabalho;
ee) Aplicar conhecimentos adquiridos na leitura de cartas;
ff) Aplicar os conhecimentos adquiridos na execução de tiro.
6.3 — Atitudes:
a) Demonstrar responsabilidade e diligência no exercício das suas funções e incutir o sentido
de responsabilidade nos seus subordinados;
b) Desenvolver um sentido de missão no grupo promovendo um ambiente de confiança, respeito
e inspirar e motivar o grupo na persecução dos objetivos;
c) Demonstrar confiança e firmeza na realização das suas tarefas mesmo perante situações
de adversidade;
d) Colaborar com a equipa de trabalho, assumindo um papel ativo e cooperante na coorde-
nação das tarefas;
e) Demonstrar capacidade para gerir conflitos e dificuldades e para interagir de forma adequada
a diferentes contextos e pessoas;
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PARTE C
f) Demonstrar capacidade de organização do trabalho e de coordenação dos seus subordi-
nados nas tarefas a realizar;
g) Demonstrar capacidade para gerir as emoções e o stress perante situações adversas;
h) Demonstrar espírito crítico e capacidade de análise orientada para identificação e resolução
expedita de problemas e para a procura de soluções mais eficientes e inovadoras;
i) Demonstrar capacidade para se expressar e comunicar com clareza, precisão e de forma
estruturada e adaptada aos diferentes contextos;
j) Demonstrar iniciativa e disponibilidade para a consecução dos objetivos, agir de forma proativa
e autónoma no seu dia -a -dia, propor soluções e desenvolver novas metodologias de atuação;
k) Demonstrar capacidade de adaptação em contexto de trabalho;
l) Demonstrar capacidade para estabelecer prioridades de ação e para gerir o tempo e os
recursos necessários de forma eficaz face aos objetivos estabelecidos;
m) Demonstrar iniciativa, dinamismo e sentido crítico.
10 — Estrutura curricular:
Área de educação e formação
Créditos
% do total
de créditos
212 — Artes do espetáculo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
39
32,5 %
222 — Línguas e literaturas estrangeiras...
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