Despacho n.º 1184/2023

Data de publicação24 Janeiro 2023
Data19 Janeiro 2022
Número da edição17
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior
N.º 17 24 de janeiro de 2023 Pág. 78
Diário da República, 2.ª série
PARTE C
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR
Direção-Geral do Ensino Superior
Despacho n.º 1184/2023
Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Secretariado Clínico da
Escola Superior de Saúde de Aveiro da Universidade de Aveiro.
Instruído e apreciado, nos termos do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação
atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Secretariado Clínico,
a ministrar pela Escola Superior de Saúde de Aveiro da Universidade de Aveiro;
Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º -T do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março,
na sua redação atual:
Determino:
É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a
criação do curso técnico superior profissional de Secretariado Clínico da Escola Superior de Saúde
de Aveiro da Universidade de Aveiro.
19 de maio de 2022. — A Diretora -Geral do Ensino Superior, Maria da Conceição Saraiva da
Silva Costa Bento.
ANEXO
1 — Instituição de ensino superior:
Universidade de Aveiro — Escola Superior de Saúde de Aveiro.
2 — Curso técnico superior profissional:
T467 — Secretariado Clínico.
3 — Número de registo:
R/Cr 28/2022.
4 — Área de educação e formação:
729 — Saúde — programas não classificados noutra área de formação.
5 — Perfil profissional:
5.1 — Descrição geral:
Planear, gerir e realizar atividades de secretariado em instituições de saúde.
5.2 — Atividades principais:
a) Registar nos diferentes sistemas de informação e referenciação;
b) Planear autonomamente as atividades de secretariado clínico;
c) Executar as atividades de secretariado clínico inerentes ao funcionamento institucional;
d) Planear e colaborar na organização, implementação e manutenção de um arquivo docu-
mental funcional e confidencial;
e) Garantir a gestão documental de informação no contexto institucional;
f) Participar no processo de garantia da qualidade dos serviços e na gestão de reclamações;
g) Fornecer informação fundamentada, atualizada e adaptada à condição de saúde da pessoa;

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