Despacho n.º 10807/2016

Data de publicação02 Setembro 2016
SectionSerie II
ÓrgãoFinanças e Administração Interna - Gabinetes do Ministro das Finanças e da Ministra da Administração Interna

Despacho n.º 10807/2016

No dia 23 de junho de 2014, a Guarda-Principal n.º 1991005 da Guarda Nacional Republicana, Maria João Xavier Moura, do Comando Territorial de Évora, foi vítima de acidente ocorrido em serviço e diretamente decorrente dos riscos próprios de atividade policial, em consequência do qual resultou a sua morte.

O Decreto-Lei n.º 113/2005, de 13 de julho, veio estabelecer um regime de compensação por invalidez permanente ou por morte diretamente decorrente dos riscos próprios da atividade policial ou de segurança.

Com vista a apurar os factos constitutivos do direito à compensação, foi determinada a instauração do inquérito a que se refere o n.º 1 do artigo 5.º do referido Decreto-Lei n.º 113/2005, de 13 de julho, que correu termos na Direção de Justiça e Disciplina do Comando Geral da Guarda Nacional Republicana, concluindo o instrutor o seu relatório nos termos seguintes:

1 - Ficou provado que a Guarda-Principal n.º 1991005 da Guarda Nacional Republicana, Maria João Xavier Moura, estava de serviço, no dia 23 de junho de 2014, pelas 16H20, e que o acidente ocorreu durante a execução do serviço policial de patrulha, para o qual se encontrava regularmente nomeada, no âmbito da Diretiva Operacional n.º 25/14/CTÉvora - Exames Nacionais 2014 - "Operação Açor", tendo como missão proceder à entrega e recolha de Exames Nacionais. Durante a deslocação foi interveniente em acidente de viação, em consequência do qual veio a falecer.

2 - Verificou-se a existência de nexo de causalidade entre a morte e o risco inerente ao exercício da função policial e de segurança.

3 - A vítima não indicou beneficiário, pelo que nos termos do disposto na alínea b) do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 113/2005, de 13 de julho, a compensação especial por morte deve ser atribuída à mãe da Guarda-Principal n.º 1991005 da Guarda Nacional Republicana, Maria João Xavier Moura.

Pelo documento de Habilitação de Herdeiros, exarado pela Dr.ª Maria da Conceição Garcia Tavares Correia, com Cartório em Estremoz, foi declarada herdeira da falecida Guarda-Principal da Guarda Nacional Republicana, a sua mãe, Margarida da Ascensão Batanete Xavier Fonte da Moura.

O relatório do inquérito foi homologado pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, em cumprimento do disposto no n.º 4 do artigo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT