Despacho n.º 10687/2018

Data de publicação19 Novembro 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoSaúde - Direção-Geral da Saúde

Despacho n.º 10687/2018

Atendendo a que se encontra vago o cargo de Diretor de Serviços do Departamento da Qualidade da Saúde da Direção-Geral da Saúde, nos termos do disposto no artigo 27.º do Estatuto do Pessoal Dirigente (aprovado pela Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, de acordo com a redação atualizada pelas sucessivas alterações), designo a partir de 5 de novembro de 2018, e em regime de substituição, o Professor Doutor Válter Bruno Ribeiro Fonseca, no cargo de Diretor de Serviços da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde, podendo optar pelo vencimento de origem.

5 de novembro de 2018. - A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

Súmula Curricular

Válter Bruno Ribeiro Fonseca

19 de setembro de 1986

Médico: Medicina Interna - Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria (CHLN - HSM), desde 2012

Professor Auxiliar: Medicina Interna e Fisiopatologia - Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), 2018

Investigador: Regulação Linfocitária e Autoimunidade - Instituto de Medicina Molecular (IMM), FMUL, 2018

Consultor: Departamento da Qualidade na Saúde - Direção-Geral da Saúde (DGS), 2012

Formação Académica:

Doutoramento em Medicina, Imunologia. Laboratório do Prof. Luís Graça, IMM, FMUL, 2015 - 2018. Aprovado com distinção e louvor. Tese: T follicular regulatory cells in human adaptive immunity and autoimmunity.

Mestrado Integrado em Medicina. FMUL, 2004 - 2010. Classificação: 18.26 valores. - Tese: Disautonomia cardíaca em doentes com diabetes tipo 1 e tipo 2: relação com a isquémia miocárdica silenciosa.

Carreira médica e internato médico:

Internato de Medicina Interna. CHLN - HSM:

Desenvolveu atividade clínica assistencial no Serviço de Medicina II do CHLN - HSM, incluindo atividade assistencial na enfermaria, na consulta externa (Medicina e Doenças Autoimunes) e no Serviço de Urgência.

É membro do Grupo de Doenças Autoimunes (GDAI) do Serviço de Medicina II do CHLN - HSM, tendo sido coautor do projeto de restruturação, em 2013, que formalizou à área de atuação assistencial do grupo nas valências de a) consulta externa, b) hospital de dia, c) consultoria. Neste âmbito, desenvolveu o projeto piloto "Abordagem, diagnóstico diferencial e referenciação da patologia autoimune e imunomediada em cuidados de saúde primários", em articulação com a Unidade de Saúde Familiar do Parque (ACES Lisboa Norte), nos anos 2012 e 2013. Foi ainda responsável pela implementação do registo clínico informático das consultas do GDAI e coautor da base de dados do GDAI.

Elaborou a Norma "Concentrações de fármacos para administração em perfusão contínua ao doente crítico" do Centro Hospitalar de Setúbal, durante o estágio de Medicina de Cuidados Intensivos. Neste âmbito participou ainda no Programa Nacional de Controlo de Infeção - Unidades de Cuidados Intensivos.

Participou no "Estudo europeu de prevalência de infeção associada aos cuidados de saúde e utilização de antimicrobianos", promovido pelo European Center for Disease Prevention and Control, em 2012.

Internato do Ano Comum. CHLN - HSM.

Carreira docente...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT