Despacho n.º 10556/2020

Data de publicação29 Outubro 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade de Coimbra

Despacho n.º 10556/2020

Sumário: Criação do Projeto Especial Aprendizagem e Inovação Pedagógica na UC.

O ensino superior confronta-se cada vez mais com a necessidade de transformação de modelos tradicionais de aquisição de conhecimentos uni-disciplinares, em prol de abordagens complexas que permitam aos estudantes adquirir competências de pensamento crítico, de resolução de problemas, de comunicação intercultural e de criatividade, integrando e articulando diversas áreas de saber.

Atualmente, o acesso facilitado a grandes volumes de informação, por via tecnológica e mediática, altera a conceção e o processo de aprendizagem, exigindo dinâmicas de transformação que consigam equilibrar a exigência do conhecimento necessário a adquirir, com a inovação que é essencial explorar, rumo a um ensino mais ativo e promotor de aprendizagem ao longo da vida. Existe, pois, uma premente necessidade de mudança, reforçada pelas alterações do contexto social e universitário, bem como das expectativas e do perfil dos estudantes.

Na verdade, o professor universitário assume, neste contexto, não só a configuração de um referencial de saber, mas também o papel de dinamizador e organizador de informação e significados para um conjunto de conceitos, ideias e evidências dispersas e com níveis de credibilidade diferenciados, habilitando os estudantes para um pensamento livre, esclarecido e exigente. Para esse efeito, o processo de ensino tem de estar em profunda conexão com a investigação, promovendo a existência de currículos conectados e estimulando, nos estudantes, uma cultura de descoberta e de ancoragem nos processos científicos.

Neste enquadramento, a Universidade de Coimbra (UC) assume a necessidade de alterar os processos que podem conduzir à construção de novas competências e à excelência na forma de compreender e de agir sobre o Mundo. Urge assim consolidar uma nova perceção sobre a aprendizagem e o ensino por parte de docentes e discentes, adotando uma perspetiva e enquadramento, com responsabilidades mútuas, para a concretização de uma pedagogia universitária renovada.

Neste contexto, justifica-se o reforço das atividades de promoção da partilha de novas abordagens que conduzam à melhoria do processo de ensino-aprendizagem. A UC está integrada em redes nacionais e internacionais relacionadas com a melhoria da aprendizagem e inovação pedagógica, o que cria oportunidades de partilha, de difusão de boas práticas e da investigação produzida internacionalmente, e ainda, o reforço...

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