Despacho n.º 10359/2022

Data de publicação24 Agosto 2022
Data10 Agosto 2022
Número da edição163
SeçãoSerie II
ÓrgãoInstituto Politécnico da Guarda
N.º 163 24 de agosto de 2022 Pág. 283
Diário da República, 2.ª série
PARTE E
INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA
Despacho n.º
10359/2022
Sumário: Alteração do curso técnico superior profissional de Gestão Clínica Administrativa, da
Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior de Saúde do Instituto
Politécnico da Guarda, que passa a denominar-se Gestão Administrativa em Saúde.
Considerando o disposto no artigo 40.º -U do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua
redação atual, sob proposta da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior de Saúde
do Instituto Politécnico da Guarda, foi aprovada a alteração da denominação, perfil profissional, refe-
rencial de competências, estrutura curricular e plano de estudos do curso técnico superior profissional
de Gestão Clínica Administrativa, registado com o número R/Cr 8/2015, a 13/03/2015, constante no
Aviso n.º 14252/2015, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 238, de 4 de dezembro. Esta alte-
ração foi registada na Direção -Geral do Ensino Superior a 05/08/2022, com o número R/Cr 8.1/2015.
A alteração publicada em anexo ao presente despacho produz efeitos a partir do ano letivo
2022/2023.
10 de agosto de 2022. — O Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Prof. Doutor Joa-
quim Manuel Fernandes Brigas.
ANEXO
1 — Instituição de ensino superior: Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de
Tecnologia e Gestão; Instituto Politécnico da Guarda — Escola Superior de Saúde da Guarda
(3092;7040)
2 — Curso Técnico Superior Profissional: Gestão Administrativa em Saúde (T642)
3 — Área de educação e formação: 346 — Secretariado e trabalho administrativo
4 — Condições de Ingresso: A seguinte área: Português
5 — Localidades de ministração: Guarda
6 — Número máximo de estudantes:
6.1 — A admitir em cada ano letivo: 23
6.2 — Total de inscritos em simultâneo: 60
7 — Perfil Profissional:
7.1 — Descrição Geral
Planear, coordenar, controlar e executar tarefas inerentes à área de gestão administrativa de
serviços de saúde.
7.2 — Atividades Principais
a) Executar e controlar as tarefas inerentes à área da gestão administrativa de serviços de saúde;
b) Planear e coordenar a rotina administrativa do serviço de saúde;
c) Interagir nos diferentes serviços de saúde com proficiência linguística em português, espa-
nhol e inglês;
d) Coordenar a interação entre o serviço de saúde e os utentes/famílias;
e) Selecionar, recolher, organizar e tratar informação com recurso às tecnologias de informação
e comunicação;
f) Apoiar as áreas de recursos humanos, financeiros, comerciais e de gestão de stocks;
g) Comunicar com os profissionais de saúde e utentes conceitos e condições de saúde.
8 — Referencial de competências:
8.1 — Conhecimentos
a) Conhecimentos especializados na área da gestão de projetos;
b) Conhecimentos fundamentais dos sistemas de informação em saúde para o desempenho
de funções administrativas;

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