Despacho n.º 10359/2022
Data de publicação | 24 Agosto 2022 |
Data | 10 Agosto 2022 |
Número da edição | 163 |
Seção | Serie II |
Órgão | Instituto Politécnico da Guarda |
N.º 163 24 de agosto de 2022 Pág. 283
Diário da República, 2.ª série
PARTE E
INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA
Despacho n.º
10359/2022
Sumário: Alteração do curso técnico superior profissional de Gestão Clínica Administrativa, da
Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior de Saúde do Instituto
Politécnico da Guarda, que passa a denominar-se Gestão Administrativa em Saúde.
Considerando o disposto no artigo 40.º -U do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua
redação atual, sob proposta da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior de Saúde
do Instituto Politécnico da Guarda, foi aprovada a alteração da denominação, perfil profissional, refe-
rencial de competências, estrutura curricular e plano de estudos do curso técnico superior profissional
de Gestão Clínica Administrativa, registado com o número R/Cr 8/2015, a 13/03/2015, constante no
Aviso n.º 14252/2015, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 238, de 4 de dezembro. Esta alte-
ração foi registada na Direção -Geral do Ensino Superior a 05/08/2022, com o número R/Cr 8.1/2015.
A alteração publicada em anexo ao presente despacho produz efeitos a partir do ano letivo
2022/2023.
10 de agosto de 2022. — O Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Prof. Doutor Joa-
quim Manuel Fernandes Brigas.
ANEXO
1 — Instituição de ensino superior: Instituto Politécnico da Guarda — Escola Superior de
Tecnologia e Gestão; Instituto Politécnico da Guarda — Escola Superior de Saúde da Guarda
(3092;7040)
2 — Curso Técnico Superior Profissional: Gestão Administrativa em Saúde (T642)
3 — Área de educação e formação: 346 — Secretariado e trabalho administrativo
4 — Condições de Ingresso: A seguinte área: Português
5 — Localidades de ministração: Guarda
6 — Número máximo de estudantes:
6.1 — A admitir em cada ano letivo: 23
6.2 — Total de inscritos em simultâneo: 60
7 — Perfil Profissional:
7.1 — Descrição Geral
Planear, coordenar, controlar e executar tarefas inerentes à área de gestão administrativa de
serviços de saúde.
7.2 — Atividades Principais
a) Executar e controlar as tarefas inerentes à área da gestão administrativa de serviços de saúde;
b) Planear e coordenar a rotina administrativa do serviço de saúde;
c) Interagir nos diferentes serviços de saúde com proficiência linguística em português, espa-
nhol e inglês;
d) Coordenar a interação entre o serviço de saúde e os utentes/famílias;
e) Selecionar, recolher, organizar e tratar informação com recurso às tecnologias de informação
e comunicação;
f) Apoiar as áreas de recursos humanos, financeiros, comerciais e de gestão de stocks;
g) Comunicar com os profissionais de saúde e utentes conceitos e condições de saúde.
8 — Referencial de competências:
8.1 — Conhecimentos
a) Conhecimentos especializados na área da gestão de projetos;
b) Conhecimentos fundamentais dos sistemas de informação em saúde para o desempenho
de funções administrativas;
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