Despacho n.º 10295/2021

Data de publicação21 Outubro 2021
Data06 Agosto 2018
Gazette Issue205
SeçãoSerie II
ÓrgãoInstituto Politécnico de Beja
N.º 205 21 de outubro de 2021 Pág. 214
Diário da República, 2.ª série
PARTE E
INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA
Despacho n.º
10295/2021
Sumário: Alteração do curso técnico superior profissional de Apoio em Cuidados Continuados
Integrados pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja.
De acordo com os artigos 40.º -S e 40.º -U do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na
redação dada pelo Decreto -Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto (Regime jurídico dos graus académi-
cos e diplomas do ensino superior — RJGDES), foi submetido um pedido de alteração do Curso
Técnico Superior Profissional de Apoio em Cuidados Continuados Integrados, pela Escola Superior
de Saúde, do Instituto Politécnico de Beja, publicado através do Despacho n.º 7423/2018, Diário
da República, 2.ª série, n.º 150, 6 de agosto de 2018, tendo o mesmo sido deferido pela Direção
Geral do Ensino Superior, com o número de registo da alteração: R/Cr 35.2/2018 de 24 de junho
de 2021, cujo os elementos caracterizadores se juntam em anexo.
ANEXO
1 — Instituição de ensino superior: Instituto Politécnico de Beja — Escola Superior de Saúde (7005).
2 — Curso Técnico Superior Profissional: Apoio em Cuidados Continuados Integrados (T427).
3 — Área de educação e formação: 726 — Terapia e reabilitação.
4 — Condições de Ingresso: Uma das seguintes áreas: Biologia; Química; Biologia e Geologia.
5 — Localidades de ministração: Beja.
6 — Número máximo de estudantes:
6.1 — A admitir em cada ano letivo: 25.
6.2 — Total de inscritos em simultâneo: 65.
7 — Perfil Profissional:
7.1 — Descrição geral:
Colaborar na prestação de cuidados continuados e no envolvimento dos clientes com diferen-
tes tipos de disfunção nas suas atividades diárias, intervindo com crianças, adultos e idosos, em
contexto individual e/ou de grupo, sob a orientação de outros técnicos responsáveis pelos contextos
e/ou serviços, visando a promoção do bem -estar e qualidade de vida.
7.2 — Atividades principais:
a) Colaborar em estudos para melhorar as boas práticas;
b) Participar em dinâmicas interrelacionais, familiares e institucionais;
c) Acompanhar os clientes com diferentes tipos de disfunção em diversos contextos de vida,
formais ou informais;
d) Desenvolver ações de promoção da saúde e do bem -estar do cliente, valorizando os seus
interesses e atividades significativas;
e) Planear e organizar com o cliente as suas rotinas diárias, nomeadamente ao nível da ali-
mentação, vestuário, higiene e lazer no sentido de promover a autonomia e melhoria da qualidade
de vida, implementando os conceitos teórico -práticos aprendidos;
f) Promover a participação ativa do cliente no percurso terapêutico, responsabilizando -o pelo
seu processo de mudança;
g) Garantir um ambiente seguro e facilitador do bem -estar do cliente, em contexto domiciliário
e institucional;
h) Planear a realização de projetos, no sentido de dinamizar iniciativas pessoais ligadas à sua
formação;
i) Colaborar na implementação de atividades, técnicas, procedimentos e metodologias que
visam o aumento da funcionalidade do cliente, garantindo a utilização eficiente dos recursos ins-
titucionais;

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT