Despacho n.º 10295/2021

Data de publicação21 Outubro 2021
SeçãoSerie II
ÓrgãoInstituto Politécnico de Beja

Despacho n.º 10295/2021

Sumário: Alteração do curso técnico superior profissional de Apoio em Cuidados Continuados Integrados pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja.

De acordo com os artigos 40.º-S e 40.º-U do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto (Regime jurídico dos graus académicos e diplomas do ensino superior - RJGDES), foi submetido um pedido de alteração do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio em Cuidados Continuados Integrados, pela Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Beja, publicado através do Despacho n.º 7423/2018, Diário da República, 2.ª série, n.º 150, 6 de agosto de 2018, tendo o mesmo sido deferido pela Direção Geral do Ensino Superior, com o número de registo da alteração: R/Cr 35.2/2018 de 24 de junho de 2021, cujo os elementos caracterizadores se juntam em anexo.

ANEXO

1 - Instituição de ensino superior: Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde (7005).

2 - Curso Técnico Superior Profissional: Apoio em Cuidados Continuados Integrados (T427).

3 - Área de educação e formação: 726 - Terapia e reabilitação.

4 - Condições de Ingresso: Uma das seguintes áreas: Biologia; Química; Biologia e Geologia.

5 - Localidades de ministração: Beja.

6 - Número máximo de estudantes:

6.1 - A admitir em cada ano letivo: 25.

6.2 - Total de inscritos em simultâneo: 65.

7 - Perfil Profissional:

7.1 - Descrição geral:

Colaborar na prestação de cuidados continuados e no envolvimento dos clientes com diferentes tipos de disfunção nas suas atividades diárias, intervindo com crianças, adultos e idosos, em contexto individual e/ou de grupo, sob a orientação de outros técnicos responsáveis pelos contextos e/ou serviços, visando a promoção do bem-estar e qualidade de vida.

7.2 - Atividades principais:

a) Colaborar em estudos para melhorar as boas práticas;

b) Participar em dinâmicas interrelacionais, familiares e institucionais;

c) Acompanhar os clientes com diferentes tipos de disfunção em diversos contextos de vida, formais ou informais;

d) Desenvolver ações de promoção da saúde e do bem-estar do cliente, valorizando os seus interesses e atividades significativas;

e) Planear e organizar com o cliente as suas rotinas diárias, nomeadamente ao nível da alimentação, vestuário, higiene e lazer no sentido de promover a autonomia e melhoria da qualidade de vida, implementando os conceitos teórico-práticos aprendidos;

f) Promover a participação ativa do cliente no percurso terapêutico, responsabilizando-o pelo seu processo de mudança;

g) Garantir um ambiente seguro e facilitador do bem-estar do cliente, em contexto domiciliário e institucional;

h) Planear a realização de projetos, no...

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