Despacho N.º SN/1980 de 29 de Maio

S.R. DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA

Despacho Nº SN/1980 de 29 de Maio

A crise energética que o Mundo atravessa tem especais reflexos nos Açores, onde mais de 80% do consumo bruto de energia provem dos derivados do petróleo. Está pois o Governo Regional altamente empenhado em reduzir ao mínimo a vulnerabilidade energética da Região, para o que tem em curso dois projectos geotérmicos, um na ilha de S. Miguel e outro na ilha Terceira, e o estudo de aproveitamentos hidroeléctricos em várias ilhas do arquipélago.

Não obstante as duas fontes energéticas referidas - geotermia e hidroelectricidade - serem aquelas que, tanto quanto se pode avaliar neste momento, maior peso possam ter no contexto energético regional, estão em vias de realização no âmbito da Direcção Regional de Energia e do Laboratório de Geociências e Tecnologia experiências de recuperação de energia solar para aquecimento de águas e de aproveitamento de energia eólica para a produção de electricidade.

As experiências levadas a cabo sobre a utilização de álcool como combustível, sobretudo nos Estados Unidos e no Brasil, levam a crer que no futuro o álcool poderá contribuir significativamente para a redução do consumo da gasolina. Tendo já sido uma realidade a produção de álcool nos Açores - que chegou a atingir os milhões de litros anuais - julga-se do maior interesse analisar a sua viabilidade face às novas perspectivas que agora se põem à sua utilização.

Nestes termos:

  1. - É criado no âmbito da Direcção Regional de Energia um grupo de trabalho técnico para a elaboração do estudo de viabilidade económica de produção de álcool na Região dos Açores para ser utilizado como combustível.

  2. - O grupo de trabalho será constituído pelos seguintes membros:

    Dr. Gualter Correia, do Gabinete Técnico da Secretaria Regional do Comércio e Indústria.

    Eng. João...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT