Despacho n.º 12688/2006, de 19 de Junho de 2006

Despacho n.o 12 688/2006 (2.a série). - Por meu despacho de 26 de Maio de 2006, em substituiçáo do secretário-geral, é aprovado, nos termos do disposto no artigo 5.o do Decreto-Lei n.o 259/98, de 18 de Agosto, o Regulamento do Centro de Documentaçáo e Informaçáo da Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, constante do anexo ao presente despacho, do qual faz parte integrante.

29 de Maio de 2006. - A Secretária-Geral-Adjunta, Maria Helena Fernandes.

Regulamento do Centro de Documentaçáo e Informaçáo

1 - Identificaçáo. - O Centro de Documentaçáo e Informaçáo da Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, adiante designado CDI, é um serviço especializado em documentaçáo na área do ambiente, do ordenamento do território e do desenvolvimento regional.

O CDI funciona na dependência da Divisáo de Relaçóes Públicas, Documentaçáo e Informaçáo.

2 - Localizaçáo. - O CDI encontra-se a funcionar na Rua de O Século, 53, em Lisboa.

3 - Horário de funcionamento:

3.1 - O horário de funcionamento do CDI é o seguinte:

  1. Utilizadores externos - dias úteis das 10 horas às 16 horas e 30 minutos;

  2. Utilizadores internos - dias úteis das 9 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos.

    3.2 - A última admissáo de utilizadores faz-se trinta minutos antes do encerramento dos serviços.

    4 - Objectivos. - O CDI tem como objectivos gerais no que respeita aos seus fundos bibliográficos facilitar o acesso à consulta de livros, periódicos, vídeos, CD-ROM/DVD e outro tipo de documentaçáo, contribuindo, deste modo, para dar resposta às necessidades de informaçáo e pesquisa na área do ambiente, do ordenamento do território e do desenvolvimento regional.

    5 - Actividades. - O CDI, com vista à prossecuçáo dos seus objectivos, desenvolverá, nomeadamente, as seguintes actividades:

  3. Enriquecimento permanente do seu fundo documental, através da subscriçáo, oferta ou permuta de obras;

  4. Organizaçáo adequada e constante dos seus fundos; c) Publicaçáo ou difusáo de informaçáo acerca do conteúdo dos seus fundos; d) Promoçáo ou apoio a iniciativas no âmbito dos seus objectivos.

    6 - Fundos documentais. - O acervo documental do CDI é constituído por:

  5. Monografias;

  6. Periódicos;

  7. Obras de referência;

  8. Vídeos;

  9. CD-ROM/DVD;

  10. Bases de dados;

  11. Docbase (própria);

  12. Online, via Internet.

    7 - Gestáo dos fundos:

    7.1 - Cabe à Divisáo de Relaçóes Públicas, Documentaçáo e Informaçáo a responsabilidade da aquisiçáo e gestáo dos fundos documentais do CDI.

    7.2 - No que se refere à aquisiçáo das espécies, para além das que o CDI entenda como pertinentes para actualizaçáo dos seus fundos documentais, os serviços da Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, bem como os gabinetes governamentais e outras estruturas relativamente às quais a Secretaria-Geral tenha por missáo prestar o apoio técnico e administrativo, sempre que necessário para o bom desenvolvimento da sua actividade, enviaráo ao CDI a listagem dos títulos a adquirir, sendo o processamento da respectiva aquisiçáo assegurado pelo Centro, após aprovaçáo pelo secretário-geral.

    7.3 - No que respeita à gestáo, todas as publicaçóes deveráo dar entrada no CDI (quer provenham de aquisiçáo, de permuta ou de oferta), sendo, após o respectivo tratamento documental, enviadas, em regime de empréstimo, para a entidade proponente da aquisiçáo, se solicitado.

    7.4 - No caso a que se refere o número anterior, cada entidade prestará, anualmente, conta das espécies que lhe foram confiadas.

    8 - Utilizadores:

    8.1 - Têm acesso aos serviços do CDI, no que respeita aos seus fundos, todos os cidadáos nacionais e os estrangeiros que demonstrem interesse na sua consulta, podendo dividir-se em internos e externos.

    8.2 - Consideram-se utilizadores internos todos os funcionários, agentes e trabalhadores que tenham uma relaçáo funcional com o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e enquanto esta subsistir.

    8.3 - Consideram-se utilizadores externos os investigadores, docentes, discentes, técnicos ou outras pessoas que venham a aceder aos fundos do CDI.

    9 -...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT