Despacho N.º SN/1981 de 31 de Dezembro

S.R. DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, S.R. DA EDUCAÇÃO E CULTURA

Despacho Nº SN/1981 de 31 de Dezembro

Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 5.º do Decreto Regulamentar Regional n.º 25 /81 /A, de 15 de Abril, conjugado com a alínea b) do n.º 1 do artigo único do Decreto Regulamentar Regional n.º 55/A/80, de 20 de Novembro, determina-se que seja nomeado para um lugar de assessor do quadro do pessoal do Museu de Angra do Heroísmo, constante do mapa anexo ao Decreto Regulamentar Regional n.º 54/80/A, de 18 de Novembro, o Conservador Principal Licenciado MANUEL COELHO BAPTISTA DE LIMA, portador do bilhete de identidade n.º 0285761, emitido pelo Arquivo de Identificação de Lisboa em 23 de Novembro de 1975.

Secretarias Regionais da Administração Publica e da Educação e Cultura, 24 de Novembro de 1981. — O Secretario Regional da Administração Publica, José Mendes Melo Alves. — O Secretário Regional da Educação e Cultura, José Guilherme Reis Leite.

NOTAS CURRICULARES

DADOS BIOGRÁFICOS

Manuel Coelho Baptista de Lima, nasceu na cidade de Angra do Heroísmo, em 22 de Agosto de 1920.

CURSOS UNIVERSITÁRIOS E OUTROS ESTUDOS

Licenciou-se em Ciências Históricas e Filosóficas no ano de 1943, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a Classificação final de 15 valores.

Diplomou-se no ano de 1945, na mesma Faculdade, no Curso de Bibliotecário Arquivista, com a Classificação final de 17 valores.

Concluiu ainda, na mesma época e Universidade, o Curso Pedagógico da referida Faculdade de Letras.

Mais tarde, frequentou, em Paris, o Curso de Museologia da Ecole du Louvre, que terminou com um estágio no Laboratoire des Musées de France e uma visita de estudo a cinco dos principais Museus daquele País, tendo-lhe sido, finalmente, passado um certificado do seu bom aproveitamento.

CARGOS QUE TEM DESEMPENHADO NO SERVIÇO DAS BIBLIOTECAS E ARQUIVOS

Nomeado, mediante concurso, 2.º Bibliotecário de Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Évora; (1945-47).

Em 1947, e nomeado Bibliotecário Arquivista da Assembleia Nacional, cuja categoria e vencimento correspondem a 1.º Conservador ou Bibliotecário.

Em comissão de serviço, procedeu, em 1948, à instalação e organização dos Serviços do Arquivo Distrital de Angra do Heroísmo, tendo sido provido, mais tarde, após concurso, no lugar de Director (1.º Conservador) desse Arquivo, no ano de 1949.

Seguidamente e ainda no mesmo ano, passou a exercer, por inerência, as funções de Director do Museu Regional daquela cidade, Estabelecimento que igualmente; instalou e organizou.

Em virtude da criação da Biblioteca Publica, por que muito se interessou, junto do Arquivo Distrital de Angra do Heroísmo, em 1956, passou o lugar que ocupava, a denominar-se Director da Biblioteca Publica e Arquivo Distrital de Angra do Heroísmo.

COMISSÕES DE SERVIÇO

Procedeu, como já ficou dito, em 1948, à instalação e organização dos Serviços do Arquivo Distrital de Angra do Heroísmo, tendo promovido a recolha e incorporação de numerosos núcleos documentais dispersos no então Distrito, naquele Estabelecimento, que conta com mais de um milhão de manuscritos.

Em 1957 deslocou-se, em comissão de serviço autorizada pelo Ministro da Educação Nacional, à cidade da Horta, onde, a pedido do respectivo Governador, procedeu ao estudo da reorganização do Arquivo do Governo Civil, tendo então sugerido às entidades locais e proposto no seu...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT