Despacho conjunto n.º 959/2000, de 23 de Setembro de 2000

Despacho conjunto n.º 959/2000. - Em 16 de Março de 1997 o cabo n.º 553/816150, José Nunes Esteves, ao serviço do posto da GNR de Souto, Sabugal, foi mortalmente atingido a tiro no decurso de uma missão de serviço junto do cruzamento entre as estradas Nave-Sabugal e Vila Maior-Aldeia de Dona.

Os factos tiveram início cerca das 3 horas e 15 minutos da manhã desse dia, quando uma patrulha da GNR, em missão de fiscalização de trânsito, junto ao designado cruzamento, detectou um condutor que não se fazia acompanhar da necessária documentação.

Esse condutor foi então avisado, nos termos legais, para fazer a apresentação da documentação em falta no posto da GNR, no prazo de oito dias.

Foi esse condutor que, munindo-se depois de uma arma de caça, veio a disparar cerca de duas horas mais tarde, de forma voluntária, deliberada, livre e consciente, sobre a traseira da viatura da GNR em que seguiam os quatro militares que integravam a referida força de patrulha, resultando então a morte do militar acima identificado, que seguia sentado no banco de trás, do lado direito.

Do inquérito mandado instaurar, instruído a partir do carreamento para os autos das peças relevantes produzidas pelas instâncias judiciais e das diligências desenvolvidas pelo Serviço de Justiça da Guarda Nacional Republicana, resultam, manifestamente, a natureza criminosa do acto de que o referido militar foi vítima, o carácter de retaliação durante o serviço exercido pela vítima e por razões do mesmo, os prejuízos sofridos, as...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT