Despacho n.º 17516/2006, de 29 de Agosto de 2006

Despacho n.o 17 516/2006

O aumento da esperança média de vida em Portugal devido à melhoria constante do nível de saúde dos Portugueses nos últimos 40 anos e a diminuiçáo da taxa de natalidade têm conduzido a um envelhecimento progressivo da populaçáo e a um aumento da prevalência de pessoas com doenças crónicas e incapacitantes. Contudo, têm-se verificado carências a nível da prestaçáo de cuidados de longa duraçáo e cuidados paliativos que colmatem as necessidades decorrentes deste envelhecimento populacional.

O Programa do XVII Governo Constitucional define como meta a instauraçáo de políticas de saúde, integradas no Plano Nacional de Saúde, e de políticas de segurança social que permitam desenvolver acçóes mais próximas das pessoas em situaçáo de dependência, bem como investir no desenvolvimento de cuidados de longa duraçáo.

Assim, pelo Decreto-Lei n.o 101/2006, de 6 de Junho, que criou a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, visa-se dar resposta às necessidades dos cidadáos que necessitam destes cuidados.

O artigo 48.o deste diploma estipula que a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados é implementada progressivamente e concretiza-se, no 1.o ano de vigência, através de experiências piloto.

Para o efeito, os Ministérios da Saúde e do Trabalho e da Solidariedade Social procederam à definiçáo da implantaçáo territorial das experiências piloto e apuramento dos respectivos orçamentos.

Assim:

Nos termos do n.o 2 do artigo 48.o do Decreto-Lei n.o 101/2006, de 6 de Junho, e do regime excepcional transitório previsto no artigo único do Decreto-Lei n.o 100/2006, de 6 de Junho, sáo aprovadas as seguintes experiências piloto da Rede de Cuidados Continuados Integrados:Administraçáo Regional de Saúde do Centro

Sub-Regiáo de Aveiro

Unidade de convalescença:

SCM de Águeda - 20 camas.

Unidades de internamento de média duraçáo:

SCM de Castelo de Paiva - 7 camas;

SCM de Águeda - 15 camas;

Centro de Acçáo Social do Concelho de Ílhavo - 11 camas.

Unidades de internamento de longa duraçáo:

SCM de Castelo de Paiva - 7 camas;

SCM de Arouca - 10 camas;

Centro de Acçáo Social do Concelho de Ílhavo - 11 camas.

Equipas de gestáo de altas - quatro equipas (Hospital de Espinho;

Hospital de Ovar; Hospital de Aveiro; Hospital de Oliveira de Azeméis).

Equipas de cuidados continuados dos centros de saúde - cinco equipas.

Sub-Regiáo de Castelo Branco

Unidade de convalescença:

SCM de Idanha-a-Nova - 22 camas.

Unidade de internamento de média duraçáo:

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT