Decreto do Presidente da República n.º 28/2007, de 19 de Março de 2007

Decreto do Presidente da República n.o 28/2007

de 19 de Março

Considerando que no processo de concessáo de indulto (n.o 4846/06.8TXLSB), requerido por Américo Pereira Mendes, foi, por decisáo do juiz do 4.o Juízo do Tribunal de Execuçáo de Penas de Lisboa, renovada a instância;

Considerando os diversos pareceres emitidos nesse processo, após realizaçáo de novas diligências instrutórias que permitiram concluir pela comprovaçáo de factos preexistentes e que náo haviam sido tomados em consideraçáo na decisáo contida no Decreto n.o 138-R/2006, de 22 de Dezembro;

Considerando que, em face destes novos elementos, o Governo apresentou uma proposta no sentido da revogaçáo do indulto concedido a Américo Pereira Mendes:

O Presidente da República, ouvido o Governo, decreta, nos termos do artigo 134.o, alínea f), da Constituiçáo, o seguinte:

É revogado o Decreto n.o 138-R/2006, de 22 de Dezembro, que concedeu o indulto a Américo Pereira Mendes.

Assinado em 5 de Março de 2007.

Publique-se.

O Presidente da República, ANÍBAL CAVACO SILVA.

Referendado em 14 de Março de 2007.

O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

PRESIDêNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Resoluçáo do Conselho de Ministros n.o 44/2007

Definido o modelo de segurança interna, importa agora desencadear o processo de reforma da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), tendo em vista: a) a sua adequada articulaçáo; b) a racionalizaçáo dos seus recursos; c) a programaçáo plurianual dos investimentos em infra-estruturas e equipamentos, que permitam melhorar a qualidade do serviço prestado aos cidadáos e a melhoria das condiçóes de trabalho nas forças de segurança.

A reforma é norteada por dois grandes objectivos. Em primeiro lugar, pretende-se incrementar a aces-sibilidade e a proximidade das forças de segurança aos cidadáos, garantindo a sua presença nos locais onde sáo mais requeridas, reforçando a visibilidade e valorizando o seu potencial de prevençáo e de combate à criminalidade.

Por outro lado, e náo menos importante, visa-se, também, melhorar as condiçóes de funcionamento das forças de segurança, reparando ou reinstalando as subunidades policiais degradadas e reforçando a sua capacidade de intervençáo através de mais e melhores meios e equipamentos e do recurso sistemático a novas tecnologias de informaçáo e comunicaçáo.

A conjugaçáo destes meios ao serviço dos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT