Decreto n.º 17/2013, de 24 de Junho de 2013

Decreto n.º 17/2013 de 24 de junho O Abrigo do Lagar Velho é um sítio arqueológico lo- calizado no Vale do Lapedo, concelho de Leiria, na mar- gem esquerda da ribeira da Caranguejeira.

Identificado em 1998 e desde essa altura objeto de diversos trabalhos arqueológicos, este contexto viria a documentar vestígios relacionados com a frequentação do local por grupos de caçadores -recolectores nómadas durante o Paleolítico Su- perior.

Um dos achados mais espetaculares, e que justifica, afinal, a classificação do sítio como monumento nacional (MN), prende -se com a presença de um enterramento in- fantil único que ocorreu há cerca de 25000 anos, o qual envolveu um ritual complexo e cuidado.

Para além da raridade com que ocorrem, à escala mundial, contextos sepulcrais desta natureza e desta cronologia, o estudo do fóssil revelou um mosaico de características anatómicas geneticamente herdadas que sugerem uma mestiçagem que terá sido produto da interação biológica entre duas populações distintas — Homo neanderthalensis e Homo sapiens sapiens — que coexistiram 3 a 5 mil anos antes da morte da criança.

Este achado viria a fomentar, de forma acesa e decisiva, novas investigações sobre o passado evolutivo da Humanidade.

A classificação do Abrigo do Lagar Velho reflete os seguintes critérios constantes do artigo 17.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao seu interesse como testemunho simbólico, ao seu interesse como tes- temunho notável de vivências e factos históricos, à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva e à sua importância do ponto de vista da investigação histórica e científica.

Tendo em vista a necessidade de manter o sítio como testemunho de vivências e do que representa para a me- mória coletiva, e face à sensibilidade arqueológica do mesmo, toda a área agora classificada é considerada zona non aedificandi.

A zona especial de proteção do sítio agora classificado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT