Decreto n.º 6/2012, de 11 de Abril de 2012

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Decreto n.º 6/2012 de 11 de abril A Tobis Portuguesa, S. A., é uma das empresas mais im- portantes da história do cinema em Portugal.

Foi fundada em 1932, sob a designação Companhia Portuguesa de Filmes Sonoros -Klangfilm, no contexto da introdução do cinema sonoro e com o objetivo expresso de lançar a produção de filmes sonoros portugueses.

Para o efeito, ligou -se à mul- tinacional Tobis -Klangfilm, o mais importante fabricante europeu de equipamentos de registo e reprodução de som para estúdios e salas de cinema, detentor de uma rede de estúdios em várias cidades como Berlim, Viena, Londres, Paris e Madrid.

A empresa portuguesa dotou -se dos mais sofisticados equipamentos de registo de som, com os quais produziu em 1933 A Canção de Lisboa, de Cottinelli Telmo, o primeiro filme sonoro realizado inteiramente em Portugal.

O arquiteto Cottinelli Telmo foi ainda o responsável pela construção do estúdio da Tobis, inaugurado em 1934, nas instalações da empresa no Lumiar.

Este edifício foi uma das primeiras expressões do modernismo arquitetónico portu- guês.

Foram rodados ali alguns dos mais importantes filmes portugueses dos anos trinta e quarenta, como Maria Papoila (Leitão de Barros, 1937), O Pai Tirano (António Lopes Ribeiro, 1941), Aniki -Bóbó (Manoel de Oliveira, 1942), O Costa do Castelo (Arthur Duarte, 1943), ou O Leão da Estrela (Arthur Duarte, 1947). Durante as décadas seguin- tes, a Tobis produziria muitos outros filmes de ficção, bem como dezenas de curtas -metragens documentais.

Em 1936, a Tobis viu a Lisboa Filme instalar -se numa propriedade contígua à sua, onde veio a construir uma verdadeira «cidade do cinema», com estúdios, laboratório e edifícios de apoio.

As duas empresas trabalharam sempre em estreita colaboração e, em 1955, foram concentradas numa só empresa por decisão do Governo.

A Tobis instalou -se nas infraestruturas da Lisboa Filme e viu as suas, mais antigas, serem demolidas.

O edifício atualmente ocupado pela em- presa corresponde ao antigo laboratório da Lisboa Filme.

Depois da concentração, o estúdio e o laboratório Tobis continuaram a ser infraestruturas de referência para a indústria cinematográfica portuguesa.

O estúdio acolheu a rodagem de vários filmes portugueses, produzidos pela Tobis e outros, e foi do seu laboratório que saíram as cópias da maioria dos filmes portugueses, de ficção e documentários, realizados entre os anos cinquenta e a atualidade.

De maneira...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT