Decreto-Lei n.º 346/84, de 29 de Outubro de 1984

Decreto-Lei n.º 346/84 de 29 de Outubro A Universidade do Minho tem desenvolvido uma vasta actividade no domínio da formação de professores para o ensino secundário e preparatório.

Para além da criação de cursos de mestrado nos domínios das ciências da educação, tem vindo a desenvolver um projecto de educação de adultos com a consequente criação de adequadas infra-estruturas em meios humanos e materiais.

Está, pois, em condições de alargar o seu âmbito de formação de docentes, de modo a integrar a formação inicial de professores para a educação pré-escolar, ensino básico e secundário, institucionalizar programas de formação em serviço e de actualização e formação contínua de profissionais deeducação.

É pois o que se pretende com a criação de um centro de formação de professores cuja instalação será assegurada por uma comissão coordenadora constituída por membros dos órgãos de gestão da Universidade e representantes do seu corpo docente com experiência adequada no ramo da formação de professores.

Assim: O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º - 1 - É criado o Centro Integrado de Formação de Professores da Universidade do Minho, adiante designado por Centro.

2 - O Centro é um organismo interdisciplinar cujas actividades se situam no domínio da formação de docentes de todos os níveis de ensino e no da investigação em ciências da educação.

Art. 2.º O Centro goza de autonomia científica e pedagógica, sem prejuízo da orientação geral da política de ensino e da função coordenadora dos órgãos competentes da Universidade.

Art. 3.º O Centro tem por objectivos: a) Promover, em colaboração com as unidades científico-pedagógicas e centros de investigação da Universidade, a criação e o funcionamento de cursos de formação inicial de professores para a educação pré-escolar e ensinos básico e secundário, incluindo os professores da via profissionalizante do ensino secundário; b) Promover a formação em serviço de professores para a educação pré-escolar e para os ensinos básico e secundário; c) Assegurar, em colaboração com os organismos competentes, a formação contínua de docentes de todos os níveis de ensino; d) Promover cursos de especialização em áreas educacionais específicas; e) Promover a formação inicial e ou complementar de outros agentes de educação; f) Fomentar e desenvolver a investigação na área das ciências da educação e domíniosafins; g) Prestar apoio pedagógico, técnico e no...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT